A Aldi Portugal reforçou o seu compromisso sustentável, ao tornar-se uma das 46 empresas signatárias da act4nature Portugal, uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), no âmbito da “act4nature international”, lançada em França, em 2018. Os objetivos desta iniciativa passam por mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade.

Esta é uma forma de combater as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, sendo algumas destas medidas comuns a integração da biodiversidade na estratégia corporativa; o diálogo com as diferentes partes interessadas; a promoção da integração progressiva da diversidade biológica nas decisões ao longo das cadeias de valor; e a priorização do desenvolvimento de Soluções Baseadas na Natureza. Para além dos 10 compromissos comuns para as empresas aderentes ao act4nature, a insígnia assume um conjunto de compromissos individuais, que visam uma aposta clara no aumento de produtos certificados com impacto positivo na biodiversidade.

Face a estas medidas, a empresa destaca os seguintes objetivos para o próximo ano:
. Aumentar, até 2024, em 10% a quantidade de pescado comercializado certificado;
. Utilizar, até 2025, apenas cacau certificado em 100% dos seus produtos de marca própria, passando a incluir artigos que tenham mais de 1% de teor de cacau (teor reduzido);
. Passar, até 2025, todos os produtos de marca própria de café ou que contenham mais de 10% de café para café certificado;
. Oferecer, até 2024, apenas produtos de marca própria de chá certificado.

“Acreditamos que construindo alianças é possível fazer a diferença e promover a sustentabilidade hoje e amanhã. Foi neste sentido que decidimos submeter a nossa candidatura ao act4nature, e não podíamos estar mais satisfeitos com a adesão a esta iniciativa, que fazia todo o sentido, sendo já parceiros do BCSD Portugal. Este é mais um passo para reforçarmos o nosso compromisso de enfrentar os desafios globais, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade”, afirma Elke Muranyi, corporate responsibility director da Aldi Portugal.