A subsidiária da MSC, a Shipping Agencies Services (SAS), está atualmente em negociações para adquirir uma significativa participação de 42% no transitário francês Clasquin Group, conforme relatado pela The Loadstar. A SAS tem como objetivo expandir a sua presença no mercado, delineando planos para adquirir a totalidade do capital remanescente disponível no mercado de ações.

A atual participação em questão pertence ao presidente Yves Revol e à empresa de private equity com sede em Lyon, Olymp. A SAS formalizou uma oferta não vinculativa, abrindo assim caminho para a realização de uma auditoria na Clasquin e nas suas empresas afiliadas. Dependendo das conclusões positivas desta auditoria, a SAS concederia a Yves Revol e à Olymp uma opção de venda durante o primeiro trimestre de 2024. Esta opção conferiria aos atuais detentores o direito de alienar parte da segurança subjacente a um preço previamente estipulado, antes do termo da opção.

O preço de aquisição das ações seria determinado com base num substancial valor empresarial de €325 milhões ($350 milhões), sujeito a ajustes acordados entre as partes. A conclusão desta transação estaria sujeita à obtenção das necessárias autorizações por parte das entidades competentes. Após a bem-sucedida aquisição da participação inicial de 42%, a SAS planeia submeter uma oferta pública de aquisição à Autoridade dos Mercados Financeiros (AMF) da França para as ações remanescentes.

O Grupo Clasquin continuará a sua atividade normal, mantendo equipas e preservando as suas marcas, como Clasquin, Timar, LCI-Clasquin Cargolution, CVL e Exaciel. Reportando vendas de €417 milhões nos primeiros nove meses, a Clasquin registou uma redução significativa de 40,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta diminuição pode ser atribuída principalmente à contínua queda das tarifas de frete marítimo e aéreo. Durante o período de janeiro a setembro, a empresa manipulou 196.697 TEU (-1,9%) e 51.804 toneladas de carga aérea (+2,2%).

A potencial aquisição da Clasquin pela MSC representa um movimento estratégico da empresa para expandir as suas operações no abrangente setor logístico. Este passo está alinhado com a tendência de outras gigantes do transporte marítimo, como a Maersk e a CMA CGM, que procuraram tornar-se integradores globais.

No final do ano passado, a SAS concluiu com sucesso a aquisição de €5,7 mil milhões da Bolloré Africa Logistics, posteriormente renomeada Africa Global Logistics. Esta transação incluiu a obtenção de 250 agências logísticas e marítimas, 22 concessões portuárias e ferroviárias, 66 portos secos e dois terminais fluviais em todo o continente.