O livro “A logística é uma guerra com arte” é uma coletânea de artigos de opinião de António Nabo Martins, publicados nos últimos anos pelo atual presidente executivo da APAT, em diversos órgãos de informação especializados. Depois do lançamento e apresentação da obra em Matosinhos, segue-se Lisboa. É já amanhã, 7 de dezembro, na Gare Marítima de Alcântara, pelas 17h00. A chancela é da Riscos Editora, detentora do Transportes & Negócios.
O livro é constituído por mais de 60 textos, reflexões e artigos de opinião que o autor, atualmente presidente executivo da APAT, mas anteriormente diretor da CP Carga e da Medway, sobre a atualidade dos transportes e da logística, com especial foco no modo que trata por tu – a ferrovia – e a sua articulação com os outros modos de transporte.
Os textos selecionados foram originalmente publicados na Transportes em Revista, no TRANSPORTES & NEGÓCIOS, na Cargo, na Logística Moderna, na Supply Chain Magazine e na Revista APAT. Apesar de mais de 10 anos volvidos, a compilação agora editada em livro está longe de ser extemporânea já que muitos dos problemas e obstáculos sobre os quais António Nabo Martins escreve são estruturais e, no essencial, mantém-se; pese embora o prejuízo que daí advém para o transporte de mercadorias, para as empresas, para a economia e, por consequência, para o país.
O livro, de 264 páginas, conta com prefácio de Frederico Francisco, secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, o posfácio de José Monteiro Limão, e contributos e testemunhos de José Carlos Simão (Director-Geral da DGRM), Jorge d’Almeida (presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines) e Miguel Vieira de Castro (presidente da APIBARRA), entre outros.
A sessão de apresentação de Lisboa é amanhã, pelas 17h00, na Gare Marítima de Alcântara. A participação é livre, mas sujeita a inscrição.