Os CEO das principais companhias marítimas globais – MSC, Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd e Wallenius Wilhelmsen -, emitiram uma declaração conjunta durante a COP 28, que está a decorrer no Dubai, na passada sexta-feira. É um apelo a que se estabeleça uma data final para novas construções movidas exclusivamente a combustíveis fósseis, instando a Organização Marítima Internacional (IMO) a criar condições regulamentares para acelerar a transição para combustíveis verdes.

Na declaração conjunta, os cinco CEO argumentam que a abordagem mais realista para atender às novas metas estabelecidas pela IMO este ano é a transição dos combustíveis fósseis para os combustíveis verdes, em amplitude e ritmo. Este posicionamento conta com o apoio do presidente francês Emmanuel Macron.

A referida declaração conjunta insta à implementação de quatro pilares regulamentares:

Data final e padrão de intensidade de GEE: Os CEO propõem a definição de uma data final para a construção de navios que usem apenas combustíveis fósseis, juntamente com um cronograma padrão claro de intensidade de GEE. Isto visa inspirar confiança nos investimentos, tanto para novos navios como para a infraestrutura de fornecimento de combustível necessária.

Mecanismo eficiente de fixação de preços de GEE: Um apelo para um mecanismo eficaz de fixação de preços de GEE, tornando o combustível verde competitivo com o combustível convencional durante a fase de transição. Isso incluiria a distribuição do prémio para os combustíveis verdes por todos os combustíveis fósseis utilizados, com receitas destinadas a um fundo de I&D e a investimentos nos países em desenvolvimento.

Opção de agrupamento de navios: Os líderes pedem uma opção de agrupamento de navios para conformidade regulamentar de GEE, onde o desempenho de um grupo de navios seria considerado, acelerando assim a descarbonização.

Base regulamentar de GEE adequada: Uma exigência de uma base regulamentar de GEE ou de ciclo de vida para alinhar as decisões de investimento com os interesses climáticos e mitigar o risco de ativos irrecuperáveis.

“O transporte marítimo está na vanguarda da inovação tecnológica no que diz respeito à descarbonização e, na MSC, a nossa estratégia de renovação da frota inclui 100 navios de combustível duplo. Orgulhamo-nos de fazer parte desta colaboração sem precedentes com os nossos pares e é mais do que justo que, juntos, sigamos este caminho em direção às zero emissões que temos de alcançar até 2050. O apoio dos governos de todo o mundo será um elemento essencial para alcançar o nosso objetivo comum e, entre esses esforços, queremos ver o fim da entrega de navios que só podem funcionar com combustíveis fósseis. A MSC apoiou e comprometeu-se plenamente com a descarbonização até 2050, mas sem o apoio total de outras partes interessadas, em especial dos fornecedores de energia, será extremamente difícil atingir esses objetivos – ninguém o pode fazer sozinho. Hoje parece que estamos um passo mais perto neste sentido, mas o fornecimento concreto de combustíveis alternativos e a fixação de preços de GEE reconhecidos a nível mundial são essenciais.”

Soren Toft, CEO | MSC Mediterranean Shipping Company

“A A.P. Moller – Maersk quer acelerar a transição ecológica no sector do transporte marítimo e da logística e um próximo passo crucial é introduzir condições regulamentares, que garantam que criamos o maior número de reduções de emissões de gases com efeito de estufa por cada dólar investido. Isto inclui um mecanismo de fixação de preços eficiente para colmatar o fosso entre os combustíveis fósseis e verdes e garantir que a escolha verde é mais fácil de fazer para os nossos clientes e consumidores a nível global. A dinâmica do combustível verde está a crescer e estamos satisfeitos por ver fortes parcerias em toda a indústria, à medida que continuamos os nossos esforços conjuntos para tornar a descarbonização no transporte marítimo bem sucedida.”

Vincent Clerc, CEO |  A.P. Moller – Maersk

“As alterações climáticas são uma preocupação geral e não uma questão de concorrência. O Grupo CMA CGM está extremamente satisfeito por se juntar a esta coligação única. Isto estabelece um marco ambicioso para a descarbonização da nossa indústria. Ao colaborar com outros, cada um de nós dá um novo passo na nossa transição energética, assegurando simultaneamente condições coletivas de concorrência equitativas e o acesso a combustíveis mais ecológicos para o sector.
Pioneiro no GNL como energia de transição, o nosso Grupo também lançou várias grandes parcerias industriais para diversificar o nosso abastecimento com combustíveis ainda mais descarbonizados. Em 2023, o Grupo CMA CGM reduzirá as suas emissões de CO₂ em cerca de -1 milhão de toneladas.”

Rodolphe Saadé, Presidente e CEO | Grupo CMA CGM

“A nossa responsabilidade coletiva para um futuro sustentável e práticas limpas é primordial. Na Hapag-Lloyd, reafirmamos o nosso compromisso de promover a descarbonização da indústria marítima e esforçamo-nos para estar na vanguarda da transição energética. Acreditamos que um quadro regulamentar e objetivos claros são cruciais para acelerar a introdução de combustíveis alternativos e reduzir a nossa pegada de carbono. Este compromisso está em linha com o objetivo da Hapag-Lloyd de alcançar uma frota de carbono líquido zero até 2045 e reflete o compromisso inabalável da nossa indústria para com a responsabilidade ambiental.”

Rolf Habben Jansen, CEO | Hapag-Lloyd

“Na Wallenius Wilhelmsen decidimos ser um dos responsáveis pela jornada rumo às zero emissões e concentrar os nossos investimentos no apoio a esta ambição. Os nossos clientes querem ser nossos parceiros nesta viagem. Agora, precisamos de um quadro regulamentar global que corresponda a esta ambição para impulsionar os investimentos necessários à escala global.”

Lasse Kristoffersen, Presidente e CEO | Wallenius Wilhelmsen