A MSC e a operadora ferroviária estatal da Itália, Ferrovie dello Stato Italiane (FS) assinaram a criação de uma entidade corporativa para expandir a rede logística de carga entre os portos italianos e europeus, pode ler-se no comunicado divulgado pela MSC. A nova entidade irá supervisionar o projeto, construção e operação de novos hubs logísticos em Itália.
A joint-venture é detida pela Mercitalia Logistics, divisão de logística da FS, com 51%, e pela Medlog, empresa do Grupo MSC, que detém 49%. A colaboração entre as duas empresas visa aumentar a capacidade de movimentação de contentores nos portos italianos, e deslocar mais carga da estrada para a ferrovia.
Giuseppe Prudente, diretor de logística do Grupo MSC e presidente da Medlog, afirma que “acreditamos firmemente na pareceria entre os nossos grupos. Este importante acordo é o resultado de um projeto que começou com a ambição de criar um dos operadores mais importantes da Europa, oferecendo aos clientes soluções logísticas otimizadas e cada vez mais sustentáveis”.
Por sua vez, Sabrina De Filippis, CEO da Mercitalia, refere que o acordo estabelecido “prevê o fortalecimento dos terminais existentes e a criação de novos hubs multimodais tecnologicamente avançados e de baixo impacto ambiental. Isso permitirá aumentar o volume de mercadorias transportadas por comboio, graças à conexão cada vez mais eficaz dos nosso portos e terminais à rede nacional, e aos corredores ferroviários europeus, consolidando a integração dos sistemas de transporte marítimo, ferroviário e rodoviário”.