A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) obteve a verificação PAS 2060:2014 da consultora LRQA para a sua fábrica de Azeitão, certificando que esta demonstra zero emissões líquidas de carbono, e verificando que esta tem um plano de ação e de investimento para estas infraestruturas que lhe permitirá manter-se neutra de carbono nos próximos anos.

O obtenção desta distinção reforça a aposta da CCEP no tema da sustentabilidade, procurando atingir as metas de neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2040, e de reduzir pelo menos 30% até 2030. A nível nacional, a Coca-Cola Europacific Partners conseguiu reduzir as suas emissões de GEE em 20,4% entre 2019 e 2022.

A CCEP tem vindo a desenvolver vários projetos em torno da sustentabilidade, tendo como objetivo a redução das suas emissões de Gases com Efeito de Estufa, entre eles a utilização de energia 100% renovável, a instalação de um parque fotovoltaico de 21.682 m2, o uso de empilhadores elétricos, a alteração do sistema de iluminação, e ainda a construção de um novo armazém, que irá reduzir os movimentos de camiões para transporte de paletes, e consequente redução da pegada de carbono. A CCEP destaca ainda que o recurso à compensação de emissões só foi utilizada como alternativa quando em mais nada foi possível reduzir as suas emissões de GEE, pela inexistência de tecnologia que pudesse ser aplicada.

“Reconhecemos o nosso papel na luta contra as alterações climáticas e a necessidade de reduzir o nosso impacto ambiental. Esta verificação é um passo muito importante no caminho da sustentabilidade e de cumprimento dos nossos objetivos. Representa o presente e o futuro que estamos a criar, para as pessoas e para o planeta, através de ações concretas com resultados mensuráveis”, refere Márcio Cruz head of public affairs, communication & sustainability at Coca Cola Europacific Partners Portugal, em comunicado.

A fábrica da CCEP está instalada em Azeitão há 45 anos, e integra o Top15 do ranking das maiores empresas do distrito de Setúbal, destacando-se como a primeira do setor da indústria alimentar. A fábrica conta com sete linhas de produção para vários tipos de embalagem – vidro, latas, PET e Bag in Box, e através dela saem para o mercado mais de 90% dos 258 milhões de litros vendidos em Portugal.

Em 2020, a CCEP em Portugal recebeu o prémio Energy Management Insight Award, tornando-se a primeira empresa portuguesa a conquistar esta distinção. Foi ainda a primeira da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia – ISSO 50001 em 2013 e este ano recebeu a “Zero waste to Landfill”, para a gestão responsável de resíduos.

“Esta conquista é um passo significativo na estratégia da CCEP para reduzir as suas emissões, aproximando-a da sua ambição global de alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2040, dez anos antes do prazo obrigatório estabelecido pelo Acordo de Paris, com o objetivo de limitar a 1.5ºC o aquecimento global”, sublinha a Coca-Cola Europacific Partners em comunicado.

A nível ibérico, as fábricas de Barcelona e as nascentes de Fontoira (Lugo), Santolín (Burgos), Aguas del Maestrazo (Teruel), foram também verificadas como “Carbono Neutro”, juntando-se a Vilas de Turbón (Huesca), que já tinha sido verificada para a sua atividade em 2020, e que agora renova o compromisso. “Este marco significa que a empresa verificou zero emissões líquidas no fabrico em 2022 em seis das suas onze fábricas na Península Ibérica, o que representa mais de 50% das instalações industriais da empresa entre Espanha e Portugal”, destaca ainda o comunicado.