Foi inaugurada na Ilha do Pico, nos Açores, a fábrica de conservas Conseran, detentora da marca “Chamarrita”, através de um investimento de 15 milhões de euros, avança a Praia Expresso.

Situada no concelho da Madalena, a nova infraestrutura inclui um armazém, câmaras de refrigeração, descongelação e arrefecimento, duas linhas de preparação de pescado, cinco linhas de enchimento de latas, área de receção de peixe, zona de embalamento e estacionamento.

A fábrica tem capacidade para transformar 20 toneladas de pescado por dia, e prevê produzir 13 milhões de latas no primeiro ano, estimando atingir os 21 milhões em 2025.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, na inauguração da obra, enalteceu “a responsabilidade social” e o “sentido empresarial” da Conseran, e acredita que irá potencializar o valor económico dos Açores e do Atlântico norte.

Neste sentido, considera o investimento da Conseran “gerador de riqueza, emprego e desenvolvimento”, e aliado de um “sentido estratégico do uso de dinheiros públicos” de apoio ao empreendedorismo e às empresas.