“Um centro logístico deve cobrir as três fases de uma cadeia de abastecimento: aprovisionamento, transformação e distribuição. E cada cliente tem as suas particularidades e necessidades específicas.”

 

O crescimento do sector da logística nos últimos anos tem sido imparável. Estamos a falar de um setor de atividade que movimentou mais de 16 mil milhões de euros em todo o mundo em 2022 e que deverá atingir 19 mil milhões de euros em 2026, a uma taxa média de crescimento anual de 4,4%, apesar do atual cenário económico e sociopolítico complexo.

Este crescimento deve-se principalmente ao aumento do comércio eletrónico, que explodiu claramente durante a pandemia e continua a crescer; espera-se que atinja cerca de 21% das vendas a retalho este ano e um quarto do total mundial em 2026.

A logística e, consequentemente, os centros logísticos sofreram uma grande transformação nos últimos 10 anos, principalmente devido às operações altamente complexas inerentes ao comércio eletrónico, um mercado que exige cadeias de abastecimento altamente flexíveis, ágeis, eficazes e eficientes. Os centros logísticos tornaram-se a ponta de lança da cadeia de abastecimento e, por conseguinte, o eixo principal do sucesso deste modelo de venda.

Um centro logístico deve cobrir as três fases de uma cadeia de abastecimento: aprovisionamento, transformação e distribuição. E cada cliente tem as suas particularidades e necessidades específicas.

Se há uma coisa que aprendemos na nossa longa história de fornecimento de soluções globais de imologística aos nossos clientes, é que a conceção de um centro logístico deve ter em conta as necessidades específicas de cada cliente no que diz respeito às suas instalações e operações, o que exige também um desenvolvimento personalizado que tem por base as necessidades reais da sua cadeia de abastecimento.

Um dos imperativos para maximizar a eficácia é a digitalização. Hoje, o cliente de um centro logístico deve ter acesso a várias tecnologias de ponta, nomeadamente nos domínios da robótica, da automatização e das soluções de software, que lhe permitam otimizar, controlar e adaptar rapidamente o seu centro logístico, bem como toda a sua cadeia de abastecimento.

Outro dos aspetos mais valorizados num centro logístico atualmente é a sustentabilidade. A poupança de energia e os rótulos de sustentabilidade já não são opcionais. O objetivo é simultaneamente prioritário e duplo: reduzir os custos de exploração a longo prazo e progredir na árdua tarefa de descarbonização da cadeia de abastecimento.

Por último, um dos aspetos que está a ser analisado mais de perto na conceção dos centros logísticos do futuro é o bem-estar dos trabalhadores. A grande procura de pessoal faz com que os armazéns desempenhem um papel fundamental na retenção de talentos.

Neste contexto, a imologística exige, de facto, que se garanta a inovação, a personalização (equilibrada com o padrão do mercado), a sustentabilidade e o bem-estar dos nossos colaboradores.

Diego Carretero, Real Estate Solutions Development Manager | DHL Supply Chain Iberia