Segundo apurou o ECO, há mais de 930 empresas portuguesas a exportar para Israel, e devido ao conflito armado que se vive no país, os clientes têm estado a adiar viagens e a começar a cortar nas encomendas em setores como o agroalimentar.

No ano passado, as empresas portuguesas exportaram produtos no valor de 441,7 milhões de euros, um crescimento de 27,1% face ao período homólogo. O AICEP contabiliza um total de 933 sociedades (excluindo as empresas a título individual) que no ano passado exportaram para este país. De acordo com o ECO, Israel já começou a retirar ou adiar encomendas de setores como o agroalimentar, em produtos como arroz ou vinho.

Numa situação inversa, em 2022, Portugal comprou produtos israelitas no valor de 116,7 milhões de euros, um crescimento de 40% face ao ano anterior, o que, segundo os dados do INE, revela uma balança claramente favorável a Portugal, com uma taxa de 378,5%.

Nos últimos anos, têm sido cada vez mais as empresas nacionais a entrar no mercado israelita. Em 2018, eram 855 as empresas que comercializavam produtos para Israel, e hoje este mercado é o 24º. maior destino de produtos portugueses, representando 0,56% do total de exportações nacionais, e é o 34º maior fornecedor de Israel.

De acordo com os dados do AICEP, o setor agrícola exportou 237 milhões de euros para Israel, seguindo-se pelo setor de pasta e papel, com 49,7 milhões, e o de máquinas e aparelhos com 26,6 milhões. 11 das 15 maiores exportadoras portuguesas são comercializadoras de bovinos e ovinos, provenientes de explorações concentradas sobretudo no Alentejo.

Um dos casos recentes de exportação para Israel foi o da Casa Mendes Gonçalves, que foi eleita para abastecer alguns dos seus molhos para a multinacional McDonald’s nesse mercado, tendo produzido mais de 184 milhões de unidades no ano passado, direcionadas a Israel. À fonte, Carlos Mendes Gonçalves, CEO da empresa, garantiu que “enviamos mercadoria todas as semanas para Israel e, para já, não temos indicações de haver alguma alteração”.

De acordo com os dados do INE, as 15 maiores empresas exportadoras de bens para Israel são:
1 – Urbexpansão
2 – Monte do Pasto
3 – Pasto Alentejano
4 – HCR Livestock
5 – Celbi
6 – The Navigator Company
7 – Sociedade Agrícola Agropecuária João Costa & Filhos
8 – Herdade do Gavião
9 – De Levie – Agriculture Produce Portugal
10 – Raporal – Rações de Portugal
11 – Pradecon – Parques Fotovoltaicos
12 – Corvi
13 – Elipec
14 – Sociedade Agropecuária Cravosa & Silva Neves
15 – Ovibov 26