A Ford Trucks Portugal realizou a sua primeira conferência “Ford Trucks Talks” sob o lema “O futuro é agora”. Neste evento, a empresa partilhou informações cruciais sobre os seus planos e investimentos para moldar o futuro da indústria automóvel. No entanto, o destaque deste encontro foi a revelação do E-Truck Ford Trucks, que marcará a entrada da empresa no mercado de camiões elétricos.

Primeiramente, foi anunciada a inauguração de um centro logístico de peças originais na Alemanha, que se junta aos já existentes na Turquia e Polónia. Esta decisão visa otimizar o abastecimento de peças para os mercados europeus do centro e sul, com a empresa a alcançar uma taxa de disponibilidade de 97%. Em Portugal, a Ford Trucks anunciou ainda planos para duplicar a capacidade de stock de peças originais no seu armazém central até ao final do ano.

Comprometida com a redução da pegada ambiental, a empresa está a investir em tecnologias de combustão mais limpa e revelou planos para construir uma fábrica de baterias, essencial para impulsionar a sua estratégia de veículos elétricos e híbridos. A fabricante está focada no desenvolvimento de camiões elétricos e na utilização do hidrogénio como parte da sua estratégia para cumprir as rigorosas metas de redução de emissões estabelecidas pela legislação europeia.

Um dos destaques destas iniciativas é o protótipo do primeiro camião elétrico da Ford, o E-Truck Ford Trucks: “A nossa prioridade foi o segmento menor, digamos. Menor significa 18 a 26 toneladas de carga. Em alguns países, a regulação permite uma tonelada a mais porque é um veículo elétrico a bateria. Principalmente vai ser utilizado em círculos menores de distribuição, em vez de longas distâncias. A autonomia é de 300 quilómetros, por enquanto, até que seja melhorada (…) e 392 kWh de capacidade, que será possível de ser recolhida em 75 minutos com o carregador de teste”, declarou Koray Kuvvet, diretor-geral da Ford Trucks para a Europa.

A empresa prevê que o camião elétrico comece a ser produzido a partir de 2024, prometendo melhor manobrabilidade e custos operacionais e de manutenção reduzidos devido à ausência de muitos componentes mecânicos sujeitos a desgaste.

A Ford Trucks está determinada a liderar a revolução dos veículos de emissões zero na Europa até 2030, com o objetivo ambicioso de que 50% da sua frota seja composta por “Veículos Zero Emissões” até esse ano. No entanto, a empresa reconhece os desafios substanciais que a indústria automóvel enfrenta, à medida que evolui para um futuro mais limpo e sustentável.

Um dos principais desafios é a infraestrutura de carregamento, que continua a ser insuficiente para acompanhar a crescente procura por veículos elétricos e híbridos. Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, manifestou a esperança em que os governos não deixem a indústria em dificuldades, sublinhando que existe tecnologia de ponta, capacidade de produção e um firme compromisso com a redução de emissões, mas é crucial que a infraestrutura de carregamento seja expandida para sustentar essa evolução tecnológica.

Além disso, a Ford Trucks anunciou importantes parcerias visando o desenvolvimento de novos combustíveis alternativos, como a tecnologia de células de combustível, como parte da sua estratégia para reduzir ainda mais o consumo e o impacto ambiental dos seus camiões. A empresa planeia testar veículos com esta tecnologia na Europa já em 2025. Atualmente, a empresa está presente em 48 países, com planos de expansão para 50 nações até 2024.