O Lidl abriu o maior centro de distribuição do mundo, em Luton, Inglaterra, através de um investimento de 350 milhões de euros. Com 112 mil metros quadrados, o armazém movimentará mais de 9.400 paletes por dia, que abastecerá 150 lojas da marca, e ainda criará cerca de 1.500 novos postos de trabalho.
Este será o primeiro centro logístico do Lidl a incorporar automação, otimizando a armazenagem de mercadorias, bem como a sua capacidade de distribuição.
A sustentabilidade ambiental também foi tida em conta aquando da construção da infraestrutura, incorporando painéis solares que irão gerar 2.000.000 kWh de eletricidade por ano. Em determinadas alturas do ano, o armazém será alimentado exclusivamente por energia solar.
Adicionalmente, a frota será abastecida com biogás, proveniente de resíduos alimentares. Esta aposta é sustentada pelo objetivo de tornar a frota isenta de gasóleo até 2030.
“O facto de este ser o maior centro de distribuição do Lidl do mundo, aqui na Grã Bretanha, fala por si, não só em termos da necessidade de satisfazermos a procura crescente dos clientes, mas também em termos da nossa ambição de aumentar essa procura no futuro”, afirma Richard Taylor, diretor de desenvolvimento do Lidl GB.