A Arvato e a Douglas celebraram a abertura de um novo centro de distribuição de 38.000 metros quadrados, localizado em Hamm, Alemanha. A Arvato assumirá a gestão completa da logística, cobrindo desde as entregas nas lojas até ao crescente negócio online da Douglas na região DACH, incluindo a gestão de devoluções.

Com o centro de logística em pleno funcionamento, é possível enviar até 114.000 pacotes por dia a partir de Hamm. A rápida entrega aos clientes na região DACH é facilitada pela excelente localização do centro de distribuição na região leste do Ruhr e pela sua conexão com várias autoestradas. “O local está fundamentalmente preparado para futuros crescimentos, uma vez que, em conjunto com a Douglas, já considerámos possíveis expansões de capacidade em várias áreas funcionais durante a fase de design”, explicou Julia Börs, presidente de produtos ao consumidor da Arvato.

Após a inauguração do centro de logística em agosto do ano passado, a Arvato começou por processar os pedidos dos clientes online na Alemanha, Áustria e Suíça. Posteriormente, expandiu os seus serviços para abastecer todas as lojas da Douglas na região DACH a partir de Hamm. Este novo centro de logística permitiu à Arvato triplicar a sua capacidade de armazenamento, beneficiando o fornecedor europeu de beleza omnicanal, cujas vendas online têm registado um crescimento médio superior a 20% ao ano, nos últimos cinco anos.

Julia Börs enfatizou a importância do projeto, afirmando: “Criámos um conceito visionário em Hamm que não só apoia o crescimento, mas também se alinha com a estratégia ‘Let it Bloom’ da Douglas”. Por sua vez, Sander van der Laan, CEO do Grupo Douglas, sublinhou que “a eficiência logística é um dos pilares mais cruciais para qualquer retalhista omnicanal. Com o novo e moderno centro de logística em Hamm, alcançámos um marco decisivo na integração dos nossos negócios em lojas físicas e online na região DACH, beneficiando tanto os nossos clientes como os fornecedores”.

Desta forma, a estratégia de digitalização da Arvato complementa na perfeição o modelo de negócios omnicanal da Douglas. A empresa de serviços de cadeia de abastecimento e comércio eletrónico desenvolveu especificamente o centro de distribuição em Hamm como um armazém omnicanal, equipado com tecnologia de automação de alto desempenho e uma solução de TI baseada em nuvem, que integra os diversos canais de vendas da Douglas e os pedidos de diferentes países.

No cerne desta solução encontra-se o sistema de transporte de última geração fornecido pela empresa austríaca Knapp, parceira de longa data da Arvato. O sistema de última geração 2D (OSR Shuttle Evo) possui mais de 130.000 locais de armazenamento, 32 estações de trabalho ergonómicas e uma capacidade de armazenamento e recuperação de 12.500 caixas por hora. Além disso, mais de 500 shuttles têm a capacidade não só de se deslocar dentro de um corredor, mas também de mudar de corredor, alcançando assim todos os itens num único nível. Esta flexibilidade aumenta significativamente a eficiência e reduz o esforço necessário para a tecnologia de transporte fora dos shuttles. O sistema de shuttle faz parte de um sistema global sofisticado que inclui máquinas automáticas de montagem de caixas e caixotes, três classificadores de esteira transversal, estações de separação com seleção por luz para amostras e itens de grande volume, bem como máquinas automáticas de selagem de caixas.

A preparação e a ordenação subsequente dos produtos acontecem nos departamentos de expedição e entrega, assegurando uma operação eficiente e de qualidade. A responsável da Arvato avançou que “no total, investimos mais de 70 milhões de euros em tecnologias de automação de última geração em Hamm, o maior investimento num único local até à data”.