A Madeira deu um salto tecnológico significativo ao apresentar o seu mais recente investimento de 656 mil euros: o Sistema Integrado de Gestão de Lota e Entreposto (SIGLE), de acordo com a Associação dos Portos de Portugal (APP). A Secretaria Regional do Mar e Pescas afirmou que o principal objetivo do SIGLE é “modernizar por via da digitalização e agilização de procedimentos todo o processo de descarga, comercialização e armazenamento de pescado na Madeira”.

Teófilo Cunha, secretário Regional do Mar e Pescas, enfatizou que “a modernização da Economia Azul, nomeadamente das Pescas, tem sido um grande desígnio deste Governo, e este Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos é um passo determinante nesse sentido”. O governante acrescentou ainda que o SIGLE foi projetado para “agilizar processos, desburocratizar procedimentos, representando ganhos consideráveis, não só para os operadores, como também internamente ao nível da eficiência, permitindo assim reduzir custos operacionais”.

O investimento feito pelo governo da Madeira abrangeu diversas áreas, incluindo a implementação de um novo software de sistema informático, aquisição e instalação de hardware, além do acompanhamento, manutenção e capacitação da equipa associada às lotas e entrepostos regionais. A Secretaria Regional do Mar e Pesca destacou que o SIGLE permite uma “monitorização e centralização ao minuto” de todos os processos, que agora foram totalmente informatizados. Este sistema abrange toda a rede de lotas e entrepostos da região, incluindo as localidades de Funchal, Caniçal e Porto Santo, bem como os postos de receção de pescado em Porto Moniz e Paul do Mar.

“Passa a ser possível saber a quantidade de pescado que cada embarcação tem a bordo, a qualquer momento, mesmo estando em alto mar, o volume das descargas que está a ser feito nos portos, o consumo de gelo ou a quantidade de uma determinada espécie que está armazenada nos entrepostos frigoríficos. Na Lota do Funchal foi instalada uma passadeira rolante para otimizar as vendas, sejam presenciais, sejam online”, esclareceu a Secretaria Regional do Mar e Pesca.