A rede social TikTok começou a fornecer serviços de logística a vendedores no Reino Unido, onde está a introduzir um programa chamado “Fulfilled by TikTok” (FBT).

O Reino Unido, juntamente com vários mercados na Ásia, foi uma das primeiras regiões onde a funcionalidade de comércio da TikTok Shop foi disponibilizada. Agora é também o primeiro mercado de teste para o novo programa de logística da empresa, o Fulfilled by TikTok (FBT). Tal como o seu homólogo da Amazon, Fulfilled by Amazon ou FBA, o FBT oferecerá aos comerciantes do Reino Unido serviços de recolha, embalagem e envio de produtos vendidos no TikTok.

Para serem elegíveis para o FBT, os comerciantes têm de estar sediados no Reino Unido e efetuar entregas nesse país, e as embalagens não podem exceder um peso de 30 kg ou um volume de 31,5 litros cúbicos por envio. O serviço fornecerá:

  • Cumprimento automático no mesmo dia para todas as encomendas efetuadas até às 19 horas de segunda a sábado;
  • Um serviço de entrega premium no dia útil seguinte;
  • Melhoria do feedback e das classificações dos clientes através do serviço de mensagens instantâneas do TikTok e de funcionários dedicados ao serviço de apoio ao cliente;
  • Melhoria das métricas em termos de redução dos prazos de entrega.

Os comerciantes que se inscreverem no FBT enviarão um volume do seu stock para ser armazenado num armazém gerido pela TikTok, ainda que não sejam obrigados a armazenar todos os seus SKU no armazém ou a utilizar o FBT para todos os seus produtos; podem selecionar os artigos que pretendem armazenar e enviar através do FBT.

De realçar que a TikTok Shop estabeleceu uma parceria com o serviço holandês de integração de mercados ChannelEngine, que permite que as empresas vendam diretamente os seus produtos através da aplicação com uma experiência de check-out completa. Foi inicialmente lançada em mercados asiáticos selecionados e expandida para o Reino Unido há dois anos. Este verão, a TikTok inaugurou a sua primeira loja pop-up física em Oxford Street, em Londres. Até ver , não parece haver planos concretos para expansão da TikTok Shop a outros países europeus.