O gigante do online, Amazon, está a utilizar a Inteligência Artificial (IA) para ajudar os funcionários a detetarem produtos danificados antes de serem enviados aos clientes.

Ao longo dos anos, a Amazon tem vindo a desenvolver a utilização da inteligência artificial nos seus centros de distribuição. A empresa utiliza um processo de verificação visual de seis pontos que pode ser uma tarefa morosa e muitas vezes difícil de acompanhar devido ao elevado volume de produtos que são processados.

Atualmente, os programadores da Amazon Fulfilment Technologies, em Berlim, estão a desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial avançada que pode “detetar irregularidades” e assinalar mercadorias defeituosas antes de estas serem enviadas para o cliente final.

No ano passado, a equipa de desenvolvimento descobriu que podia fornecer a um modelo de aprendizagem automática imagens de referência para o ensinar a comparar o produto para o qual a IA está a “olhar” com uma imagem do aspeto que o produto deveria ter.

Para tal, a equipa utiliza a visão por computador para digitalizar todos os artigos que passam pelo seu armazém.

De acordo com Christoph Schwerdtfeger, Diretor de Ciência Aplicada da Amazon Fulfillment Technologies, o sistema de IA é três vezes mais eficaz do que a identificação manual de produtos danificados.

“Queremos implementar o nosso software de deteção de danos numa dúzia de operações na América do Norte e na Europa antes da época festiva. Uma vez implementada, a tecnologia ajudará a detetar danos em mais de 40 milhões de produtos de clientes todos os meses e fará parte da forma como garantimos que as pessoas recebem presentes sem danos nesta época festiva”.