A Transportes Rama investiu numa nova sede, na Mealhada, que inclui uma área reservada à logística e armazenagem de mercadorias, bem como a uma oficina e escritórios.
A empresa dispõe agora de uma área de aproximadamente 1.241 metros quadrados para armazenamento de carga, servidos por três cais de carga e um portão lateral para cargas de maiores dimensões.
A nível tecnológico, a Transportes Rama afirma ter feito “grandes investimentos” nos escritórios e, no que à armazenagem diz respeito, “ainda estamos a analisar as soluções existentes por forma a garantir a solução que vá ao encontro da satisfação dos nossos clientes, e que tecnologicamente permita marcar a diferença”, indica à SCM.
A sustentabilidade também foi tida em conta na construção da infraestrutura. Foi criada uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), com uma potência total de 66 kWh, com a instalação de 120 painéis solares fotovoltaicos. Esta aposta “permitirá a produção de energia limpa para consumo próprio, e para partilha na rede pública de cerca de 81,5 Mwh anualmente, o que equivale ao consumo anual médio, doméstico, de cerca de 60 habitantes”, refere a empresa.
Consequentemente, irá diminuir as emissões para a atmosfera, em cerca de 31 toneladas de CO2 por ano, a queima de combustíveis fósseis, e permitirá otimizar a eficiência energética global das instalações.
A Transportes Rama tem em vista um investimento de 40 mil euros em políticas de sustentabilidade que se alinham com o que já têm vindo a desenvolver “no que respeita à melhoria contínua do nosso desempenho ambiental e energético, e da certificação do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a Norma ISSO 14001 que está no nosso horizonte a curto e médio prazo”, aponta.