A start-up Bairro lançou uma nova vertical destinada a marcas, produtores e retalhistas: o Bairro Direct. Ao disponibilizar soluções para operações de e-commerce e entregas rápidas, este é um serviço de fulfillment que visa acelerar a transição digital e transformar o modo como a cadeia de valor interage com os clientes durante o processamento e expedição das suas encomendas. A missão é impulsionar a relação direta ao consumidor (D2C) no espaço digital, eliminando todos os intermediários desnecessários.

Para cumprir esta missão, o Bairro Direct possui uma rede de centros logísticos urbanos localizados em áreas estratégicas, de modo a conseguir uma maior proximidade e conveniência aos seus consumidores, otimizar o processamento de pedidos online e reduzir os tempos de entrega para trinta minutos, no próprio dia ou no dia seguinte, para toda a Europa. “As marcas, produtores e retalhistas terão acesso aos contratos já estabelecidos com os parceiros logísticos, sendo o Bairro Direct responsável pela gestão e garantia da excelência das entregas”, explica a empresa em comunicado.

Assim, esta nova vertical conecta as lojas online ou marketplaces dos clientes, importa os seus produtos e recebe e armazena o seu inventário nos centros logísticos. Os clientes podem, inclusive, enviar os produtos para os armazéns Bairro diretamente do produtor sem necessidade de intervir neste processo, sem interferência no PVP e com total controlo sobre as suas margens.

Esta proposta, desenvolvida através de tecnologia de microfulfillment e de uma plataforma criada e gerida internamente, permite lançar novos canais de venda, tais como a UberEats, garantir com 99% de precisão na preparação dos pedidos, criar visibilidade omnicanal e gerar maior rotatividade dos artigos. Por sua vez, esta solução permite impulsionar a taxa de conversão até 30% e garantir que o cliente tem uma retenção e satisfação até três vezes superior.

“A Bairro Direct demonstrou uma forte competência tecnológica ao integrar eficazmente os seus sistemas de IT na nossa plataforma. Esta integração teve resultados não só na eficiência operacional como também na fidelização e retenção de clientes. Estamos muito impressionados com a flexibilidade e desempenho da Bairro enquanto operadores de fulfillment”, afirma a equipa da UberEats em Portugal.

O software proprietário permite automatizar as atualizações de stocks em tempo-real, reduzir os erros em menos de 0.4% e garantir uma taxa de 98% de pedidos perfeitos (ontime, infull). A nossa solução otimiza o custo de processamento de pedidos até x9 mais barato e mais rápido entre as outras soluções disponíveis no mercado. De momento, a solução Bairro Direct está disponível para ser integrada em espaços logísticos já existentes dos retalhistas para aumento da eficácia e otimização de custos.

“O Bairro Direct surgiu para dar resposta a uma lacuna que existia no mercado, uma vez que apenas 13% dos top-retalhistas na Europa oferecem entregas no próprio dia, enquanto 67% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar para usufruir deste serviço. Entre 40% a 60% dos pedidos realizados em marketplaces possuem falhas que resultam da falta de automatização de stocks, ausência de tecnologias de processamento de pedidos das encomendas express e da ausência de integração com os marketplaces. Tudo isto é solucionado pelo Bairro Direct”, afirma Milana Dovzhenko, cofundadora da Bairro.

“Assim, a missão do nosso serviço de fulfillment é potenciar as marcas e ajudá-las a vender diretamente ao consumidor nos diversos canais digitais, garantindo-lhes um serviço de alta qualidade que corresponde às expetativas dos seus clientes, desde a encomenda até à fase pós-compra. Tudo isto sem riscos associados, sem necessidade de que estes façam investimentos elevados ou possuam infraestruturas próprias, o que muitas vezes é um entrave para o crescimento dos negócios nacionais no setor digital”, acrescenta.

De momento, o Bairro Direct está predominantemente direcionado a marcas alimentares, inclusive frescos e ultracongelados, eletrónica e marcas de beleza e cosmética, com expedição para qualquer parte do mundo.