Os vencedores do IFOY AWARD 2023 já foram conhecidos. Representantes da AGILOX, Crown, DS AUTOMOTION, HUNIC e Still receberam o mais conceituado prémio internacional de intralogística. A Jungheinrich, por seu turno, alcançou uma dupla vitória e levou para casa dois dos troféus, também conhecidos como os “Óscares da intralogística”.

O prémio IFOY (International Intralogistics and Forklift Truck of the Year) é reconhecido mundialmente. Em 2023, 21 empresas com 23 produtos e soluções foram finalistas na 11.ª edição, a mais participada de sempre. “O júri tomou uma das suas decisões mais difíceis em abril, enviando um sinal para mais tecnologia na logística. Já durante os IFOY Test Days, foi evidente o excelente nível dos finalistas deste ano, alguns dos quais estão muito à frente dos seus concorrentes no mercado em termos de inovação e benefícios para o cliente. Os seus produtos e soluções serão a futura referência para os centros de distribuição modernos”, afirma Anita Würmser, Presidente Executiva do júri do IFOY.

 

AGILOX, AGILOX ODM

AGV / AMR

O IFOY Award na categoria “Automated Guided Vehicle (AGV/AMR)” foi ganho pela AGILOX com o AGILOX ODM. O carrinho de transporte omnidirecional é um robô de logística para pequenos transportadores de carga. Graças à tecnologia X-Swarm, encontra autonomamente o caminho mais rápido através do ambiente de produção ou logística. Entre outras coisas, o júri destacou de forma muito positiva as funções autónomas para evitar obstáculos no percurso.

 

CROWN, SP 1500

Warehouse Truck “highlifter”

O vencedor na categoria “Warehouse Truck highlifter” foi a Crown, com o empilhador de recolha de encomendas SP 1500, que pontua em termos de desempenho, eficiência e ergonomia. O IFOY Innovation Check sublinha a “ergonomia única, com muitas opções de configuração desenvolvidas a partir de estudos realizados diretamente nas instalações dos clientes”. Também destaca “a utilização em diferentes larguras de corredor, uma operação única ajustável individualmente, bem como o excelente campo de visão”.

 

DS AUTOMOTION, ARCOS

Intralogistics Software

Na categoria “Software de Intralogística”, a DS AUTOMOTION recebeu um troféu pelo seu software para veículos ARCOS. A solução torna possível, pela primeira vez, que as frotas de AGV e AMR conduzam com base em zonas variáveis entre orientação de faixa fixa, orientação de faixa com evasão flexível, bem como navegação livre com um único software. De acordo com o júri, em combinação com a navegação cooperativa, que permite aos robôs tomar medidas evasivas coordenadas, o fabricante oferece uma solução muito eficiente que também pode integrar veículos de outros fabricantes através da interface VDA 5050.

 

HUNIC, SoftExo Lift

Start-up of the Year 2023

No total, cinco jovens empresas concorreram este ano a um prémio na categoria “Start-up of the Year”. Na renhida corrida, a HUNIC acabou por convencer os jurados com o SoftExo Lift. O exoesqueleto passivo é um auxiliar de elevação e transporte extremamente leve, mas eficaz. Os trabalhadores qualificados são apoiados até 21% quando levantam e transportam cargas. O corpo é aliviado até 50 por cento. Além disso, os movimentos incorrectos são assinalados ao utilizador. De acordo com os jurados, o grande salto inovador reside na conceção do exoesqueleto, exclusivamente a partir de materiais elásticos.

 

Jungheinrich, addedVIEW

Special of the Year 2023

O IFOY AWARD 2023 na categoria “Especial do Ano” vai para a Jungheinrich pela primeira câmara de garfos totalmente digital em produção em série, com resolução Full HD, transmissão de dados Ethernet automóvel de banda larga e software para transferir os resultados para qualquer WMS. A câmara de garfos totalmente digital com leitura de códigos de barras reduz os erros de armazenamento e de recuperação. Evita o registo incorreto de mercadorias ou locais de armazenamento no sistema de gestão de armazéns (WMS) e, consequentemente, tempos de procura não planeados, devoluções ou perda de mercadorias. A câmara lê os códigos de barras diretamente no local de armazenamento, compara-os com as especificações do WMS e marca a cores os compartimentos corretos e incorretos, à medida que o veículo passa. O reconhecimento é efetuado no volante. Embora as tecnologias individuais não sejam novas em si mesmas, “a combinação nesta implementação exemplar deve ser considerada como altamente inovadora”, de acordo com o veredicto do júri.

 

Jungheinrich, PowerCube

Intralogistics Robot

A Jungheinrich também levou para casa um segundo troféu. Flexível, rápido, eficiente: com o PowerCube, a Jungheinrich garantiu a vitória na categoria “Robô Intralogístico”. Neste sistema compacto e automatizado de armazenamento de contentores, o acesso é possível a partir de baixo, permitindo uma manutenção mais fácil e alturas de teto variáveis. O júri destacou várias inovações, incluindo o peso de carregamento dos contentores de 50 quilogramas e uma função de carregamento rápido para um funcionamento contínuo dos robots sem tempos de paragem.

 

Still, EXH 16

Warehouse Truck “lowlifter”

O fornecedor de intralogística Still ganhou um dos cobiçados prémios para o EXH 16 na categoria ‘Warehouse Truck lowlifter’. O equipamento faz parte da série EXH 14-20 Plus – lowlifters.. O design compacto, juntamente com a nova cabeça de leme funcional e as melhorias resultantes em termos de operação e características de condução, são classificados como “indubitavelmente novos” pelo IFOY Innovation Check. O EXH mostra, assim, que as inovações ainda não encontraram o seu fim nesta classe de veículos.

 

O IFOY Award distingue os produtos e as soluções intralogísticas mais inovadoras do ano. O galardão estabeleceu-se como um indicador de custo-eficácia e inovação e é considerado como o prémio internacional de inovação de destaque na intralogística devido à sua competência técnica.

A base da decisão é a auditoria em três fases – composta pelo protocolo de teste IFOY, que inclui cerca de 80 critérios, o IFOY Innovation Check científico e o teste do júri. O fator decisivo é que os nomeados não são comparados entre si, mas com os dispositivos concorrentes que existem no mercado.