A partir de 2025, as atuais linhas de produção da fábrica da Volkswagen Autoeuropa serão redirecionadas para o novo modelo híbrido, que chega ao mercado em 2026. Entretanto, a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) já manifestou a sua satisfação com o anúncio que, no seu entender, evidencia a capacidade de Portugal acolher investimentos estrangeiros num setor altamente competitivo e de escala global.
A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, vai produzir um novo modelo híbrido a partir de 2025, segundo comunicou a administração aos trabalhadores no fim de semana. Os novos carros chegarão ao mercado no ano seguinte, disse o diretor-geral, Thomas Hegel Gunther, ao jornal Público.
A partir de 2025, as atuais linhas de produção da Autoeuropa serão redirecionadas para o novo modelo híbrido e a versão com motor de combustão interna será residual. A marca germânica vai gastar 600 milhões de euros no novo modelo, na modernização e na descarbonização, mais 20% do que os 500 milhões anunciados há ano e meio. Mas, no final da atual década, vai ser preciso decidir onde fazer novos investimentos para novos modelos.
Entretanto, a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel congratula-se com o anúncio e “acredita que com este novo modelo, a ser fabricado no nosso país, haverá um novo impulso na Indústria Automóvel portuguesa, que muito será valorizada se for aproveitada a oferta das Indústria de Componentes Nacional”, avançou em comunicado.
A associação lembrou ainda que as empresas da indústria de componentes para automóveis, que representa, “têm procurado manter um nível competitivo adequado, com o objetivo de manter um posicionamento relevante no mercado da Indústria Automóvel. A possibilidade de podermos fornecer componentes a uma fábrica da Volkswagen, de um player tão importante, é um desafio e muito ajudará a sustentar o crescimento do cluster, da economia nacional”.