A fábrica da Mitsubishi FUSO Europe (MFTE) no Tramagal já deu início à produção do novo modelo eCanter. O Primeiro Ministro, António Costa, e o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, estiveram presentes na cerimónia que assinalou a saída da linha de montagem da primeira unidade do novo modelo.

“Na Daimler Truck estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e em contribuir para o sucesso do transporte sustentável, razão pela qual pretendemos disponibilizar apenas veículos neutros em CO₂ nos nossos principais mercados globais até 2039. Uma parte importante desta medida consiste em apoiar a transição dos nossos clientes para a mobilidade elétrica com o eCanter, iniciando a produção na fábrica do Tramagal. Com esta ação, estamos a dar um passo importante em direção ao transporte neutro em CO₂”, declarou o CEO da Daimler Truck Asia, Karl Deppen.

Karl Deppen e Arne Barden, CEO da MFTE, anunciaram ainda outra importante meta: a produção de 250.000 unidades do FUSO Canter na fábrica do Tramagal. “A equipa da MFTE orgulha-se de produzir o emblemático FUSO Canter aqui no Tramagal, agora na sua quinta geração. Expresso os meus agradecimentos aos profissionais altamente dedicados pela forma como geriram a preparação deste arranque”, referiu Arne Barden.

Desde o lançamento do eCanter, em 2017, a FUSO (subsidiária japonesa da Daimler Truck) tem afirmado o seu pioneirismo e espírito de vanguarda no desenvolvimento de camiões elétricos, trabalhando de forma consistente na criação de soluções de transporte sustentáveis. Atualmente, existem mais de 550 FUSO eCanter em utilização por clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. A distância total percorrida pela frota global deste modelo em modo totalmente elétrico e isenta de emissões é atualmente de cerca de oito milhões de quilómetros, o equivalente a cerca de 200 voltas ao mundo. No entanto, o eCanter da próxima geração prepara-se agora para levar esta história de sucesso a um novo patamar.

A produção já foi iniciada no primeiro trimestre de 2023, na fábrica irmã em Kawasaki, no Japão, cujas unidades são destinadas a este país e a outros mercados não europeus de todo o mundo. Na Europa, as vendas deste veículo vão iniciar-se em 17 mercados: França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Eslováquia, Grécia e Polónia.

 

Novas variantes e maior flexibilidade

De modo a responder a um leque ainda mais alargado de necessidades, a FUSO introduziu várias melhorias no eCanter da próxima geração: enquanto o modelo anterior estava disponível exclusivamente na versão de 7,49 toneladas, com uma distância entre eixos de 3400 milímetros, existe agora possibilidade de escolha entre seis distâncias entre eixos (de 2500 a 4750 milímetros) e um peso bruto admissível de 4,25 a 8,55 toneladas. A capacidade de carga do chassis é de até 5 toneladas. O novo eCanter conta com um sistema de transmissão otimizado e é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto do veículo de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas), com 430 Nm de binário; a velocidade máxima é de 89 km/h (limitada eletronicamente).

Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis três baterias diferentes: S, M e L. As baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), o que assegura uma longa vida útil e energia mais utilizável. A bateria da variante S tem uma capacidade nominal de 41 kWh e permite uma autonomia de até 70 quilómetros. Na variante M, a capacidade nominal é de 83 kWh e a autonomia pode atingir 140 quilómetros. Por último, a variante L (a mais potente), oferece uma capacidade nominal de 124 kWh e uma autonomia de até 200 quilómetros. Este valor é muito superior à distância normalmente percorrida por dia no trânsito de distribuição ligeira. Além disso, o sistema de regeneração pode aumentar ainda mais a autonomia, o que, ao mesmo tempo, minimiza as pausas para carregamento. Esta expansão da gama de motorizações representa uma importante evolução face à geração anterior, que dispunha apenas de uma opção de bateria, com uma capacidade nominal de 81 kWh e uma autonomia de até 100 quilómetros.

No que diz respeito ao carregamento da bateria, o eCanter da nova geração é compatível com todas as principais tensões elétricas existentes nos mercados mais relevantes. A unidade de carregamento suporta tanto corrente alternada (CA) como corrente contínua (CC). O Sistema Combinado de Carregamento CCS é o padrão, sendo as operações de carregamento possíveis com uma potência de até 104 kW. O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80% da capacidade) tem uma duração aproximada de 24 (na variante S), 26 (M) ou 39 minutos (L), consoante a bateria. Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.

 

Sustentabilidade “made in Europe”

No contexto da sua estratégia ecológica global, a unidade de produção da MFTE no Tramagal tem vindo a reduzir gradualmente as suas emissões de CO₂ nos últimos anos, tendo alcançado no final de 2022 a neutralidade carbónica na produção.

Para atingir este marco, além de outras medidas, a MFTE tem expandido continuamente o recurso a fontes de energia renováveis, encontrando-se já concluída a conversão para fontes de energia amigas do ambiente. 1200 painéis solares nos telhados dos pavilhões produzem até 350 megawatts de eletricidade por ano. As metas futuras apontam para a produção de até 600 megawatts de eletricidade.

Além da expansão dos sistemas fotovoltaicos, a fábrica está também a testar tecnologias para a produção local de hidrogénio verde.

A redução do consumo de água é outra medida de sustentabilidade em que esta unidade está focada: a sua nova estação de tratamento de águas exclusiva já purifica mais de 60% da água de processo, e devolve-a ao ciclo de produção. Simultaneamente, está a ser preparado um sistema otimizado de recolha de águas pluviais, para uma irrigação mais sustentável das zonas verdes.

A Mitsubishi FUSO Europe conta com cerca de 500 colaboradores no Tramagal e, a partir de Portugal, os veículos são distribuídos para 32 países europeus e Marrocos. A Mitsubishi FUSO Truck Europe é um dos principais exportadores e o terceiro maior fabricante de veículos em Portugal.

No FUSO eCanter da nova geração, a expressão “Made in Europe” não se refere apenas à montagem do veículo no Tramagal: mais de 50% dos componentes deste camião elétrico são provenientes de mais de 90 fornecedores europeus. Em sintonia com a produção do FUSO eCanter totalmente elétrico, a MFTE também tem estado, desde o ano passado, a converter com sucesso toda a sua frota de logística interna e de armazéns para veículos elétricos sem emissões.