A SCM Conference é a grande conferência da Supply Chain Magazine que reúne anualmente um painel de oradores de excelência. Durante um dia e meio gestores de topo para a logística e supply chain, trazem aos seus pares a sua visão e projetos na área da supply chain nas vertentes de estratégia e liderança; estratégia e operações, tecnologias e pessoas. É já nos dias 29 e 30 de maio, desta vez em Mafra, Ericeira.

Antes da COVID-19, a maioria dos consumidores raramente pensava nas cadeias de abastecimento. É que as mercadorias e os produtos chegavam às lojas e à porta de casa sem problemas. A pandemia levantou o véu desta aparente magia e revelou a intrincada e complexa rede que compõe as maciças e gigantescas cadeias de abastecimento modernas e inaugurou a era da disrupção. Mas é preciso procurar respostas, fazer acontecer e inovar, mesmo na disrupção. E vai ser exatamente esse o foco da edição de 2023 da SCM Conference.

A tarde do dia 29, que começa às 15h30, terá como habitualmente um foco muito claro no pensamento estratégico que comanda não apenas quem está na supply chain, mas sobretudo quem lidera porque, definitivamente, isso pode fazer toda a diferença no êxito ou fracasso das suas abordagens ao mercado e aos seus clientes. Vamos espreitar os temas e os oradores de dia 29?

Num momento histórico em que a Inteligência Artificial e o “dataismo” tem a centralidade das nossas atenções, surge a necessidade do ser humano desenvolver a inteligência paradoxal, de forma a filtrar devidamente os resultados ditados pelos dados e a inteligência artificial. O conhecimento e a informação são fundamentais hoje, mas também podem ser uma grande armadilha e é isso que vamos descortinar logo a abrir a SCM Conference, com a ajuda de Alexandre Real, partner da Sfori.

As cadeias de abastecimento são essenciais e os últimos anos encarregaram-se de o evidenciar. A crise da COVID-19, os efeitos económicos pós-pandemia, o conflito em curso na Ucrânia expuseram as vulnerabilidades das atuais cadeias de abastecimento globais mas, e quem lidera, como se prepara e gere tudo isto? O tema vai merecer a atenção de Raffaele Carpi, partner da Mckinsey & Company que parte para a sua apresentação com a pergunta: “The world is and will be more complex: is your supply chain ready?” mas também será debatido pelos CEO que integram a mesa redonda do primeiro dia. Gonçalo Santos, CEO da Iberol, Ricardo Santos, general manager da Mistolin e Miguel Silvestre, presidente do conselho de administração da Plural + Udifar e António Marcelo da Visteon vão estar à conversa com José Costa Faria, senior supply chain consultant & leadership specialist. O que está a mudar e quais os múltiplos desafios que cada um sente e enfrenta para que as suas empresas estejam cada vez mais preparadas para o imprevisível e na linha da frente? Como estão a ser estes processos de profunda mudança e adaptação? Como se constrói uma cadeia de abastecimento resiliente, ágil e sobretudo flexível, que sirva efetivamente como vantagem competitiva chave? É na inovação, no fazer diferente, que está a mola impulsionadora do crescimento? Inovar na disrupção é mesmo a nova ordem normal das coisas?

Inovar é um verbo muito acarinhado pela logística do Lidl e numa altura em que a sustentabilidade está na ordem do dia, Joana Leite Moreira, diretora de logística do Lidl Portugal estará na SCM Conference para partilhar com os seus pares algumas ideias-chave sobre “A importância estratégica de combater o desperdício na logística”.

Quem se movimenta profissionalmente na cadeia de abastecimento facilmente identifica semelhanças entre os desafios diários a superar e aquilo que se verifica no mundo do desporto. Por isso, no dia 29 de maio, o tema também integra o programa e o professor José Soares vai ajudar-nos a compreender como se pode alcançar o equilíbrio, sem comprometer o desempenho: “O impacto do stress e da fadiga na performance individual e das equipas” é o título da intervenção. Como poderemos responder a todas as exigências do mundo corporativo de forma a não comprometer a nossa performance, mantendo-nos equilibrados e disponíveis do ponto de vista da saúde? O que podemos fazer na nossa vida profissional e pessoal? Estas são apenas duas das questões para as quais, com a ajuda deste especialista com vasta experiência na melhoria do desempenho de pessoas e equipas, poderá encontrar resposta.

O cocktail e o jantar de networking, também na Quinta do Roseiral, são a chave de ouro com que a tarde fecha, quebrando o gelo e gerando proximidade e confiança entre todos, até porque a agenda do dia 30 é promissora, cheia e muito inspiradora.

Dia 30 arranca a toda a velocidade com Helder Guerreiro, director Europe da Tilray, que numa abordagem mais pessoal da profissão e da carreira vem partilhar com os seus pares Como é que a supply chain pode tornar um profissional num “todo o terreno”?, porque não são só as cadeias de abastecimento que têm que ser à prova de tudo, os seus profissionais também.

Haverá ainda tempo e espaço para o procurement e para ouvir falar da ligação entre a academia e a indústria, nomeadamente no que a Smart Contracts diz respeito, com Pedro Silva Caldeira da Nova SBE Executive Education, que traz consigo Jorge Calado da SCORE e Pedro Sousa da The Navigator Company e ficar a saber como é que Portugal está a inovar nesta área.

É também de procurement que vem falar Isabel Martins, global procurement manager da Domino’s Pizza, nomeadamente sobre a operação e estratégia global da empresa nesta área.

As tecnologias, as soluções e toda a mudança e melhoria que proporcionam não foram esquecidas. Pode ficar a par da melhoria nos processos, na produtividade e no controlo com a ajuda de Fábio Santos da Modula, espreitar a supply chain do futuro com Tiago Fernandes da SAP e ainda assistir à conversa que a jornalista e media entrepreneur Rute Sousa Vasco vai ter com Pedro Chainho,  Supply chain manager da Worten, Diogo Carneiro da Deloitte e Artur Santos da Lactalis & Parmalat sobre os desafios tecnológicos da primeira à última milha na cadeia de abastecimento.

Mais tecnologia implica também mais segurança. Por isso,Miguel Dias Fernandes e Cátia Amaral Cunha da PwC vão abordar o tema “Cibersegurança e regulação: o (novo) mundo da Tecnologia Operacional”.

Tiago Abreu, Delivery Station Manager da Amazon vem à SCM Conference porque há uma revolução a acontecer. O online continua a crescer rapidamente e com o aumento exponencial da procura ter uma operação sustentável é um requisito fundamental, pelo que as soluções de última milha estão no topo das preocupações. Equacionar serviço ao cliente e sustentabilidade vão ser o foco da sua intervenção. Imperdível!

Conversa importante e marcante também promete ser a da mesa redonda “As pessoas no centro: o desafio de encontrar, desenvolver e reter talentos”, em que Sílvia Franco, supply chain manager da Exide Technologies, Andrea Nunes, country general manager da Gesgrup e Anabela Pinto da Bondalti vão juntar-se a Isabel Canha, fundadora e diretora da Executiva, um site para mulheres líderes que dá voz a muitas senhoras, algumas também da área da logística e da gestão das cadeias de abastecimento para falar sobre pessoas. Um painel top!

Do “Vai ficar tudo bem” ao “Vai ficar tudo bem… DIFERENTE” foi um saltinho. Miguel Silva, Ana Moirinho Barbosa e Nuno Sousa Santos aceitaram o desafio e, num painel sem moderação, na forma e no conteúdo, fazem o encerramento da SCM Conference. Tudo o que lhe revelamos para já é que será diferente e ninguém ficará indiferente. Contamos consigo!

Para mais informações e inscrições passe pelo site da SCM Conference.