A Toyota Motor Europe (TME) e a empresa holandesa VDL Groep (VDL) uniram forças para lançar camiões pesados com pilha de combustível a hidrogénio e zero emissões no mercado europeu, segundo o Jornal das Oficinas. Esta colaboração tem como objetivo acelerar a descarbonização do setor de logística rodoviária, uma meta importante para a Toyota na Europa, que pretende alcançar uma estratégia totalmente neutra em carbono até 2040.

A Toyota vê potencial na utilização de camiões movidos a hidrogénio para descarbonizar as suas rotas logísticas. A menor massa dos sistemas de hidrogénio permite o transporte de cargas mais pesadas, enquanto o rápido reabastecimento de hidrogénio é essencial para operações com alta demanda. O hidrogénio pode ser reabastecido num camião tão rapidamente como o diesel, e a utilização em larga escala destes camiões, com a necessidade de maiores volumes de hidrogénio, torna-os um impulsionador-chave para o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis ao longo das principais rotas.

Hans Bekkers, diretor comercial da VDL Special Vehicles, referiu que “a VDL Special Vehicles acredita em um futuro de emissão zero para equipamentos on e offroad médios e pesados. Portanto, estamos extremamente orgulhosos de trabalhar com a Toyota Motor Europe neste projeto de tecnologia inovadora, que nos permitirá expandir as nossas atividades em sistemas de transmissão a hidrogénio”.

A VDL Groep planeia construir o primeiro camião com pilha de combustível até o verão de 2023, seguido por outros veículos que serão produzidos e testados nas rotas logísticas da TME no outono do mesmo ano. O projeto visa consolidar a aprendizagem sobre a implantação de camiões com células de combustível, apoiando ainda mais a visão de longo prazo da empresa de descarbonizar a logística e reduzir a pegada de carbono.

“Estamos entusiasmados em iniciar este projeto com a VDL Groep, uma vez que nos vai permitir descarbonizar ainda mais o transporte de longa distância de nossos componentes, veículos e peças de reposição. Camiões pesados continuarão a ser um pilar importante dentro da nossa estratégia multimodal, e a introdução de camiões com zero emissões, equipados com os nossos módulos de pilha de combustível Toyota, terá um forte impacto na redução geral de carbono da nossa logística”, declarou Leon Van Der Merwe, vice-presidente de cadeia de abastecimento da Toyota Motor Europe.

Além de contribuir para a descarbonização do transporte, os camiões com pilha de combustível desempenham um papel fundamental no crescimento do ecossistema de hidrogénio na Europa, apoiando a transição energética ecológica. Estes veículos pesados são essenciais para estimular a oferta e a procura de hidrogénio, o que impulsionará o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável e abrirá caminho para novas formas de mobilidade. A infraestrutura existente para camiões movidos a hidrogénio pode ser facilmente expandida para atender a outros veículos que utilizem a mesma fonte de abastecimento.

A expectativa é de que os primeiros camiões com pilha de combustível sejam produzidos e avaliados nas rotas logísticas da TME no outono de 2023, após a conclusão da construção do primeiro veículo até o verão do mesmo ano. A Toyota e a VDL Groep estão comprometidas em aprender com essa experiência e aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de soluções ainda mais inovadoras para a descarbonização da logística.