O grupo sueco Spisa irá investir cerca de um milhão de euros na construção de uma nova unidade logística para a Aromáticas Vivas, em Viana do Castelo, avança o ECO. O projeto passa pela produção de oito milhões de vasos de ervas aromáticas por ano, o que se traduzirá num aumento de cerca de 30% da sua capacidade atual.

Com uma área de produção superior a 40.000 metros quadrados, a Aromáticas Vivas destacou-se no mercado nacional ao produzir 5,5 milhões de vasos e cerca de 60 toneladas de ervas aromáticas no ano passado. No entanto, a empresa vislumbra um futuro ainda mais promissor e decidiu investir cerca de um milhão de euros na construção de uma nova unidade logística, que estará previsivelmente concluída até o final de 2024.

O diretor geral da Aromáticas Vivas, Nuno Lomba, revelou em entrevista ao ECO que a construção da nova unidade logística permitirá a realocação das áreas de embalagem e escritórios, libertando espaço adicional para a produção: “Estamos numa área protegida e não era permitida a construção de qualquer tipo, mas temos a autorização da Câmara [de Viana do Castelo] para construir o pavilhão e para removermos todas as áreas de embalagem e escritórios de dentro das estufas. Com esta nova unidade, vamos ter mais área disponível para produção”.

O investimento em tecnologias avançadas e a implementação de um processo de produção vertical serão as principais estratégias para aumentar a capacidade produtiva da Aromáticas Vivas. “Estamos a melhorar os processos e a introduzir novas tecnologias. O grupo Spisa desenvolve novas tecnologias e as empresas do grupo acabam por beneficiar dessa investigação e desenvolvimento, como é o caso da produção vertical”, declarou o responsável. O grupo sueco detém 81% do capital da empresa, que está localizada na região do Alto Minho.

Atualmente, cerca de 85% da produção da Aromáticas Vivas destina-se ao mercado nacional, sendo o restante exportado para Espanha. Nos últimos anos, o mercado português tem apresentado um consumo crescente de ervas aromáticas, levando a empresa a focar-se principalmente na demanda interna. Em 2023, a Aromáticas Vivas registou um volume de negócios de 4,3 milhões de euros.

Com a conclusão da nova unidade logística prevista para o final de 2024, a empresa espera aumentar significativamente a sua produção e consolidar a sua posição no mercado, fornecendo aos consumidores ervas aromáticas frescas de alta qualidade e impulsionando o setor agrícola da região de Viana do Castelo.