A Leroy Merlin fez um investimento recente de 2,4 milhões de euros na renovação da antiga loja de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a qual abriu ao público na semana passada. Trata-se de um espaço de 2.500 metros quadrados de loja, onde os clientes poderão encontrar mais de 120.000 produtos, dispondo ainda de serviços como cacifos Click&Drive, recolha de mercadorias, entregas ao domicílio e instalação.

Apesar de ser um forte investimento na presença nacional, José Miranda, líder de supply chain e delivery da Leroy Merlin, não esconde à SCM que este também representa um desafio acrescido para a empresa: “sabemos que a logística é sempre um desafio quando falamos da atividade nas ilhas. Para concretizar esta oferta e garantir a satisfação dos habitantes, é necessário ter em consideração um excelente nível de aprovisionamento, com uma gama adequada e em quantidade suficiente para fazer face ao Lead Time dos fornecedores, das transportadoras, entre outros”.

Tendo em conta as diferentes realidades sentidas entre o arquipélago e a região continental, explica que “tanto a negociação regular com todos os intervenientes no processo operacional, como a otimização do espaço, são realidades e fatores determinantes para o controlo dos custos logísticos associados à operação nas ilhas”.

Com impacto direto para o cliente, há ainda um desafio acrescido: o last mile. “O nosso maior desafio é a adaptação do tempo de entrega estimado para encomendas. No continente conseguimos garantir uma estimativa de 24/48 horas, enquanto nas ilhas a nossa promessa é de sete dias”, revela o responsável. Segundo avançou a Leroy Merlin, a experiência de compra para os clientes dos Açores encontra-se ainda mais completa através do website da empresa e da venda à distância, para que consigam chegar a outras regiões açorianas, tendo entregas semanais previstas na Terceira, Pico e Faial, e quinzenais na ilha das Flores.

Hugo Almeida, Líder Coach Operacional da Leroy Merlin Portugal, referiu ainda em nota que “esta renovação representa uma aproximação da Leroy Merlin dos habitantes da Região Autónoma dos Açores e reforça o nosso posicionamento enquanto marca. Abrimos, hoje, portas com um espaço renovado que vai permitir uma experiência de compra mais completa, com espaços de inspiração, uma maior diversidade de soluções e uma equipa dedicada a fornecer apoio técnico especializado para os projetos para a casa nesta região de tanta inspiração que é os Açores”.

Em conclusão, José Miranda destaca que “apesar de considerarmos o impacto significativo da operação nas ilhas na gestão logística da Leroy Merlin, sabemos que este é um passo importante para o futuro da nossa atividade, tendo em conta a ambição de ser uma Empresa Plataforma líder na melhoria do habitat, que cria impacto positivo e proporciona o maior número de soluções para a casa graças a um ecossistema de parceiros interligados em larga escala”.