O mercado das cargo bikes está em expansão, apresentando-se como uma alternativa sustentável para a distribuição urbana. No caso francês, em 2022 foram vendidas 33.000 cargo bikes, um crescimento de 96%, a um preço médio de 3.890 euros, de acordo com um estudo da Union Sport & Cycle.

A Les Boîtes à Vélo, uma associação francesa que visa promover o desenvolvimento do empreendedorismo do ciclismo em França, apontou o potencial das cargo bikes fabricadas neste país. Segundo este estudo, o número de fabricantes aumentou de 26 (2021) para 46 (2022), atingindo um volume total de 8.400 unidades em 2022, com um valor de mercado de 30,4 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 146% quando comparado com os 20,7 milhões registados em 2021.

Das 8.400 unidades, 3.000 eram veículos de três rodas, 2.500 de duas, 1.600 “longtails” e “short tails”, e pouco mais de 1.000 eram reboques. Aproximadamente 14% das vendas de cargo bikes dedicaram-se à exportação, e o estudo apontou que as empresas representaram a grande maioria dos compradores destes veículos (61%), seguindo-se das famílias (26%) e dos municípios (13%).

“A nível global, o mercado é particularmente impulsionado pelas vendas de longtails e veículos de duas rodas a famílias, sem excluir a importância do mercado B2B. Note-se também que cerca de dois terços dos produtos franceses são quase na sua totalidade fabricados com componentes franceses”, comentou Charles Levillain, membro da associação Les Bôites à Vélo e CEO da FlexiModal, uma empresa especializada em logística de bicicletas.

A quota de mercado de componentes “made in France” destaca-se especialmente nas rodas (73%), quadros (66%), baterias (18%) e motores elétricos (12%).

A associação antecipa que em 2023 a produção atinja um valor de mercado de 47,3 milhões de euros, e defende que o setor deverá ser apoiado através de regulamentações facilitadas e de incentivos financeiros.