O café-concerto do Teatro Municipal da Guarda recebe a 11 de maio a primeira conferência “Interior 4.0”, que terá como tema central a competitividade da economia regional e a importância da aposta estratégica no Porto Seco da Guarda para criação de uma plataforma logística na Beira Interior.

A primeira conferência “Interior 4.0” terá como tema central a competitividade da economia regional, assim como a importância da aposta estratégica no Porto Seco da Guarda para a criação de uma plataforma logística na Beira Interior e é promovida pelo “Jornal do Fundão”.

A Guarda quer ser a extensão dos portos de Leixões e Aveiro para a ligação ao porto seco de Salamanca. Servida pelo IP-2, que faz a ligação para Bragança, pela A23 na rota para Lisboa e pela A 25, que liga a Aveiro a cidade é ainda cruzada pelas linhas ferroviárias da Beira Baixa e Beira Alta, esta com ligação a Espanha e ao centro da Europa. O Governo já concessionou aquele Porto Seco à APDL, além de ter aprovado o plano de investimentos para a criação da infraestrutura que funcionará como base para o estatuto aduaneiro e transitário do porto seco.

Esta infraestrutura é também fundamental no domínio da cooperação transfronteiriça e da competitividade das empresas exportadoras da região. E serão todos estes temas que estarão em debate numa sessão que contará com a presença de diversos especialistas e entidades ligadas à criação daquela infraestrutura.

A sessão terá início às 15h30 com intervenções de Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Nuno Francisco, diretor do Jornal do Fundão e Marcos Iglesias, do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo. Segue-se uma intervenção do professor Carlos Lobo e às 16h30 o painel-debate “Competitividade: o futuro da logística e da cooperação transfronteiriça” que conta, entre outros, com a participação de David Sánchez do Centro de Transportes de Salamanca (CETRAMESA), Carlos Monteiro do Conselho de Administração do Porto de Aveiro e João Logrado da Olano Portugal.

A entrada é livre.