A chilena Austech, que se dedica ao fabrico de ferramentas para indústria, investiu num armazém automático da VRC para o acondicionamento de matérias-primas e produtos finais prontos a comercializar.

Munida das mais recentes tecnologias na área de fabricação e manutenção de ferramentas, a empresa procura responder aos desafios de um mercado em constante evolução, fazendo parte daquela que é conhecida como a 4.ª revolução Industrial, onde são misturadas técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes, integrados nos processos de transformação.

Com essa filosofia a marcar o ritmo da empresa, e com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus processos, o investimento na automatização da intralogística foi identificado como uma prioridade e com a aquisição de um armazém automático a empresa poderá assegurar o aprovisionamento de duas grandes famílias de produtos: as matérias-primas e acessórios destinados à produção, e algumas das referências finalizadas prontas a comercializar.

O atual sistema de armazenamento tradicional, com prateleiras de ângulo ranhurado, tornou-se um problema devido ao elevado número de SKU’s manuseado pela empresa, que se foi apercebendo da alta probabilidade de erro na introdução e recolha de produtos, fisicamente muito semelhantes, mas com diferentes números de referência.

O armazém automático terá a capacidade de utilizar toda a altura da nave, reduzindo drasticamente o espaço de solo, para além de melhorar substancialmente a precisão da arrumação e recolha de produtos, gerando um processo mais rápido, limpo e ergonómico, com muito menos erros.

Depois de fundada em Portugal em 1993, e de se ter expandido para Espanha em 2005, 2012 foi o ano de continuação desse caminho de internacionalização para a VRC Warehouse Technologies, com a abertura da filial no Chile. Esta trajetória, que já conta com mais de 10 anos de experiência no mercado chileno e noutros países da América Latina, assim como a qualidade dos seus produtos e sistemas desenvolvidos de forma altamente customizada para cada operação, foram algumas das razões que levaram à Austech a escolher como parceiro neste seu investimento estratégico a empresa portuguesa.