A ID Logistics disponibiliza aos seus clientes entregas de “última milha” de forma totalmente sustentável e limpa, uma vez que a carga será transportada da Azambuja para Lisboa em viaturas 100% elétricas. Uma frota de bicicletas elétricas vai permitir fazer entregas até 120kg em qualquer parte da cidade, tornando-se numa solução mais verde, rápida e flexível.

Nelson Caetano, diretor de transportes da ID Logistics Portugal, salienta que “a questão da sustentabilidade da logística, incluindo a dos últimos quilómetros até chegar ao destino (“last mile”) é muito importante. Uma das dificuldades em fazer entregas em zonas metropolitanas e no menor tempo possível prende-se com a condução difícil nas cidades, daí a importância da mobilidade urbana”. E acrescenta, “foi com essa realidade em mente e com o compromisso assumido na redução da pegada de carbono das nossas atividades até 2030 que surgiu esta ideia”.

O operador logístico está a implementar uma política proativa para reduzir significativamente o seu consumo de energia e desperdício e para reduzir a pegada de carbono das suas atividades em 40% até 2030. No que diz respeito à pegada de carbono, a título de exemplo, a empresa avança que cada responsável de armazém é agora capaz de identificar as alavancas necessárias para reduzir as emissões e compará-las com outros armazéns. Além disso, a ID Logistics está também a implementar uma redução no consumo, de acordo com a intensidade energética de cada local, pretendendo descarbonizar a sua matriz energética.