A Xiaomi está empenhada em reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Filosofia Zero Carbono é o novo plano criado pela multinacional chinesa, com o objetivo de diminuir as emissões de carbono através da investigação e desenvolvimento de tecnologias limpas, da expansão de técnicas de gestão de resíduos eletrónicos, e da implementação de operações e logísticas verdes. 

Os planos de ação de redução de GEE da Xiaomi serão implementados por fases. Até 2030, o objetivo passa por reduzir as emissões dos seus principais segmentos operacionais em, pelo menos, 70% relativamente ao nível do ano base e, em 98% até 2040, com pré-condições para alcançar emissões líquidas zero.

A meta passa ainda por priorizar o uso de tecnologias de baixo carbono, acordos de compra de energia verde a longo-prazo e gerar energia renovável no local. Por último, incentivar os principais fornecedores a estabelecer metas de utilização de energia renovável e redução de emissões de GEE que estejam de acordo com a empresa, ou que sejam mais ambiciosas, para alcançar o objetivo.

Uma das áreas em que a Xiaomi tem vindo a apostar é a da economia circular, na qual promove a renovação de produtos usados. Em 2022, a sua fábrica renovou cerca de 94.000 smartphones, 5.600 trotinetes elétricas e 6.200 smart TVs, que foram, posteriormente, vendidos como produtos certificados renovados.

Além disso, a empresa chinesa está também comprometida em fazer a gestão de resíduos eletrónicos. Em 2022, reciclou cerca de 4.500 toneladas deste tipo de resíduo e, até 2026, comprometeu-se a reciclar 38.000 toneladas, e usar 5.000 toneladas de material reciclado nos seus produtos.