Em 2022, o volume global de compras do Grupo Dia a fornecedores nacionais foi de 83%, e quatro em cada cinco produtos foram adquiridos a produtores portugueses.

Para a empresa, este é um contributo “significativo”, especialmente para a sustentabilidade dos produtores nacionais e para o seu impacto social nas localidades onde operam a nível de criação de emprego, “de estabilidade de condições de vida, de bem-estar e das suas ambições para o futuro”, pode ler-se em comunicado.

O Grupo Dia tem vindo a trabalhar com a sua rede de parceiros nacionais no sentido de lançar mais produtos nacionais, introduzindo-os na categoria de marca própria.

“Um bom exemplo desta pareceria tem sido a capacidade de inovação que a Dia tem vindo a introduzir na extensa renovação que está a realizar nas suas marcas próprias com o lançamento de diversos produtos nacionais com significativo potencial de exportação para as outras geografias em que o Grupo Dia opera”, afirma a empresa em comunicado.

Assim, dentro das categorias que se encontram na sua oferta, as secções com mais peso são perecíveis livre serviço (ovos, bacalhau e padaria), líquidos, alimentação doce e salgada, frio positivo, frutas e legumes.