A Nestlé Portugal alcançou uma redução de 47% nas emissões de gases com efeito de estufa nas suas operações na última década. A empresa estabeleceu como meta uma redução de 20% nas emissões até 2025, e de 50% até 2030, em relação aos valores verificados no ano de 2018. Até 2050 a companhia pretende atingir a neutralidade carbónica. 

A Nestlé Portugal está a contribuir para estes objetivos através de vários projetos, como a redução de 700 toneladas de emissões de CO2 na sua cadeia de abastecimento através do transporte intermodal combinado entre ferroviário, rodoviário e marítimo.

A empresa está também a fazer a transição para uma frota de veículos elétricos, um projeto designado Green Fleet, que contribuiu para a redução de 471 toneladas de CO2, em apenas dois anos. Ademais, a empresa está a adquirir toda a energia elétrica necessária a partir de fontes de energia renováveis certificadas, e está a trabalhar com agricultores locais na promoção de práticas agrícolas regenerativas.

Ao todo, estas iniciativas resultaram numa redução de 47% das emissões de CO2 nas suas operações em Portugal ao longo da última década, que incluem duas fábricas, a sede em Linda-a-Velha, que conta com 351 painéis fotovoltaicos com uma capacidade de captação de CO2 equivalente a 2.118 árvores adultas, e cinco delegações comerciais.

A Nestlé Portugal está ainda a promover a biodiversidade com o projeto “Juntos pelas Abelhas”, apoiando os apicultores nacionais através da oferta de novas colmeias para reposição das que são perdidas nos incêndios florestais. Nos dois primeiros anos da iniciativa, a empresa contribuiu com 700 novas colmeias distribuídas por todo o país.

Beatriz Guimarães, sustainability leader da Nestlé Portugal, afirma que “estamos orgulhosos do nosso contributo para o progresso dos compromissos globais de sustentabilidade e de promoção de sistemas alimentares regenerativos. Os nossos projetos e ações têm como objetivo garantir um futuro mais sustentável, reduzindo o nosso impacto ambiental e promovendo práticas agrícolas regenerativas em toda a nossa cadeia de valor. Queremos liderar a mudança e ser um exemplo a seguir em Portugal”.