Se formos em uma busca no Google vamos encontrar definições do tipo: “Blockchain é um mecanismo de banco de dados avançados que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa”; “Blockchain é um livro-razão imutável e partilhado que facilita o processo de registo de transações e de controlo de ativos em uma rede…”

A solução Blockchain é conhecida como “o protocolo da confiança” e que começou a ser desenvolvida com a proposta de resolver o problema do duplo gasto em transações digitais, onde uma pessoa pode gastar os mesmos fundos duas vezes, sendo baseada em um banco de dados distribuído e descentralizado, consistindo em vários nós de rede que mantêm um registo público imutável e inalterável de todas as transações. A transação é verificada por meio de um processo de consenso, no qual todos os nós da rede devem concordar com a validade da transação. Isso garante que não há possibilidades de fraudes ou duplicidades, tornando o sistema imune a interferências. A tecnologia é composta por várias camadas, incluindo um registo público, criptografia, consenso distribuído e um protocolo para adicionar novas transações ao registo (é o que a empresa que desenvolveu a solução diz).

Trazendo a proposta para a logística e supply chain, o Blockchain pode ser utilizado para melhorar a transparência e eficiência dos processos, para rastrear a origem e destino de produtos, permitindo que as empresas tenham uma visão completa da cadeia de suprimentos e garantindo a autenticidade e segurança das informações, automatizando processos, reduzindo erros e o tempo gasto em tarefas manuais. Outra aplicação dessa solução na logística é a utilização de contratos inteligentes. Esses contratos são aplicações que executam acordos pré-programados e são registados no Blockchain, garantindo assim a sua integridade e execução automática. Isso pode ajudar a reduzir a burocracia e diminuir os custos dos processos.

Em resumo, a rede Blockchain é um pilar de inovação, automação, integração digital, sustentabilidade, flexibilidade, personalização e segurança, porém é importante questionar os cuidados que devemos ter ao implementar soluções que oferecem muito em termos de inovação? Como proteger nossos dados? Como preparar a equipe? Como garantir que os protocolos sejam cumpridos e respeitados por todos? Eu já ouvi que a solução Blockchain não deixa margem para erros operacionais ou processuais. Será isso mesmo? Na minha visão, não. A Solução é bastante complexa do ponto de vista técnico e exige atenção de todos os envolvidos na implementação. Existem vários cuidados na utilização, incluindo segurança, escalabilidade, integração, monitoramento e auditoria, colaboração e regulamentação. Garantir um bom Analista de dados logísticos e um Especialista em Blockchain aplicado à logística é essencial para que a rede seja segura e protegida contra possíveis ataques cibernéticos ou fraudes.

A questão da segurança deve ter sempre um ponto de atenção, ou foco principal.

E uma ótima transformação digital a todos!

Fernanda Herculano | Business Manager / Consultora SAP Sourcing and Procurement

Nota: A autora escreve segundo a variante de português do Brasil.