O grupo FSM, empresa portuguesa de confeção têxtil especializada em vestuário de tecido, vai contar com um armazém automático da VRC. Com a instalação a entrar na fase final, o sistema deverá estar pronto a integrar a operação logística da empresa já em abril de 2023.

Com fundação em 1979, o grupo FSM que detém hoje várias unidades de produção, situadas entre Portugal e Marrocos, começou como uma pequena empresa familiar focada na confeção de camisas. Nestes mais de 40 anos de história, a FSM foi registando um crescimento consistente que, segundo a empresa, é fruto da constante incorporação das mais recentes tecnologias nas suas linhas de produção, nunca descurando a formação contínua dos seus técnicos. Para o grupo, estes são os principais fatores responsáveis pelo alargamento da sua oferta de produtos a todas as gamas, trabalhando tanto com o segmento premium, como com o segmento da chamada fast fashion.

O mais recente investimento neste armazém automático, com instalação a decorrer na fábrica de Lousada, vem na sequência duma aposta do grupo na automatização dos processos daquela unidade industrial, e reforça o caminho inovador que a FSM tem percorrido, permitindo à empresa continuar a ultrapassar os padrões de qualidade exigidos pelos seus clientes.

O sistema logístico vai tornar possível a concentração de todos os componentes e acessórios de produção no mesmo local, centralizando e aumentando a densidade de armazenagem, o que trará grandes benefícios em termos de otimização de espaço e poupança de tempo na movimentação de produtos, com acesso imediato a qualquer referência armazenada, fatores que contribuirão para uma maior eficiência na gestão destes stocks.

Em números concretos, este tipo de tecnologia permite rentabilizar mais de 60% de espaço adicional, acondicionando cargas heterogéneas com dimensões e pesos distintos, com uma altura exterior de 18 metros de altura. O armazém automático inclui sistemas redundantes de segurança e assegura melhor ergonomia aos seus utilizadores. A sua gestão é integrada com o sistema de informação da FSM.

Os ganhos de produtividade que se fazem sentir de forma imediata foram um fator decisivo para o investimento, para o qual também contribuíram as boas referências e a confiança que o grupo depositou nas soluções VRC, empresa de Famalicão, Portugal, que desde há 30 anos trabalha de forma especializada no desenvolvimento de armazéns automáticos.