Maria Seco Leitão, licenciada em Contabilidade e Gestão Pública pela Coimbra Business School, abraçou um novo desafio como Procurement Associate na PwC Portugal, deixando para trás uma carreira de quase cinco anos na Contratação Pública nos Serviços de Ação Social na Universidade de Coimbra (SASUC).

Questionada sobre como ocorreu essa mudança, Maria Seco Leitão conta que, apesar de ter desenvolvido fortes competências em compras na vertente pública, decidiu que era altura de experimentar a vertente privada, a fim de conhecer os dois lados da moeda. “Sou apologista que o saber não ocupa lugar e foi na sequência dessa ideologia de vida que decidi arriscar”, afirma.

A nova posição trouxe consigo novos desafios, principalmente pela dimensão estrutural da multinacional. O número de processos de compra é muito superior, sendo necessário “garantir que o produto/serviço é satisfeito pelo requerente, no menor tempo possível, ao melhor preço, bem como garantir que a aquisição em causa seja o mais próximo daquilo que se pretende com base naquilo que o mercado nos proporciona no momento”.

No entanto, Maria Seco Leitão está “convicta que a PwC tem todo um mundo na área de Procurement para descobrir, nomeadamente, outras metodologias de trabalho, outras aprendizagens, o que me leva a crer que é importante para investir ainda mais enquanto profissional e dar sempre o melhor de mim pela causa”.

Mas a sua paixão pela área de compras e a sua vontade de se desafiar não foram o único motivo que levou Maria Seco Leitão a encarar esta nova etapa na sua vida.

“Basicamente, desde o começo da minha vida académica que tinha a percepção de ser uma empresa de renome na minha área de formação, pelo que ambicionava um dia poder ter essa oportunidade. Por este motivo, há oportunidades que aparecem na vida e, tal como referi anteriormente, nunca tive medo de arriscar, pelo que como costumo dizer ‘não quero viver nos se’s, e por isso fico muito grata pela oportunidade que tive e abraçá-la-ei da mesma forma que me abraçaram a mim desde o primeiro dia”, garante.

A sua passagem pelos SASUC fará sempre parte da sua história, mas agora a responsável está ansiosa para ver o que o futuro lhe reserva. ” ‘Não vestir a camisola’ durante o tempo em que a tenho, de que valerá no futuro enquanto pessoa?”, questiona. É com esta atitude que Maria Seco Leitão está pronta para enfrentar todos os desafios que esta nova posição lhe trouxer.