Especialistas europeus em segurança logística reuniram-se em Frankfurt para a 7.ª Conferência Internacional Eumos, nos dias 22 e 23 de março. Por ocasião do 10.º aniversário da Associação Europeia de Logística Segura Eumos foram atribuídos prémios e entre os distinguidos está o professor do ISEP, António Galrão Ramos.

 

Foi em 2013 que cientistas e peritos de toda a Europa uniram forças para definir a forma de normalizar a Segurança e Logística da Carga, a fim de garantir a segurança desta e também das pessoas. Hoje, a Eumos transformou-se numa organização com cerca de 120 membros que vão desde o meio académico, formação, indústria, reunindo os melhores especialistas dos sectores privado e público, provenientes de diferentes vertentes da Segurança Logística.

Angel Hernandez, Presidente da Eumos, orgulha-se do crescimento da associação em termos de membros e da reputação que alcançou desde a sua criação, destacando: “Fizemos um longo caminho na organização dos sectores envolvidos na segurança logística e partilhamos a visão da necessidade de harmonizar ainda mais as regras de segurança da carga na Europa. Física é física e a forma como uma carga reage em movimentos inesperados não se altera na fronteira”.
Embora a Eumos siga o objetivo-chave de melhorar a segurança logística na Europa, a sustentabilidade está a tornar-se uma área com a qual as empresas estão cada vez mais preocupadas e uma parte significativa da investigação é canalizada para garantir a utilização de material sustentável. “A segurança não é negociável” garante Hernandez, “agora temos de nos esforçar por garantir o mesmo nível de segurança da forma mais sustentável possível”.

Uma das ideias-chave que sai da conferência é a necessidade de continuar e alargar a investigação e as estatísticas relacionadas com a segurança logística e a segurança da carga, a fim de sustentar a necessidade de uma regulamentação mais rigorosa da atividade desenvolvida no setor. Tendo em conta que segundo a EUMOS 8.000 pessoas sofrem todos os anos perigos para a saúde ou para a vida na estrada, em acidentes que têm como causa fundamental o acondicionamento inadequado da carga, os peritos em segurança logística apelam à tomada de medidas para melhorar os números e atual estado da situação.

O jantar de gala foi o momento escolhido para distinguir quatro peritos em segurança logística, com o reconhecido Prémio Eumos, pela sua contribuição para a segurança logística, e entre os galardoados está um profissional português.
Kurt Garrez foi galardoado pelo seu trabalho empenhado na Polícia de Trânsito na Bélgica para aplicar as regras de acondicionamento de carga na estrada; Manuel Garcia Romeu recebeu o reconhecimento pela sua investigação sobre equipamento de estabilidade de carga e pela sua liderança na revisão da norma EUMOS 40509 para testes de estabilidade de carga para transporte; René van Glabbeek recebeu o prémio EUMOSs pelo seu trabalho pioneiro na área do acondicionamento manual de cargas irregulares; finalmente, António Galrão Ramos que liderou projetos no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) na investigação da estabilidade de carga e segurança logística, tendo sido distinguido com o prémio Eumos pelo seu forte empenho.

Na sua página na rede Linkedin, António Galrão Ramos comentou o significado desta distinção, salientando que “é uma grande honra para mim receber este prémio especial da #EUMOS. Grandes projetos são o resultado da perseverança de uma equipa talentosa e motivada. Um agradecimento especial ao José Fernando Oliveira, Elsa Silva e Pedro Rocha, pela orientação, apoio e amizade”.