Criada em junho do ano passado, a start-up portuguesa de logística sustentável Lowlow inaugurou em fevereiro um microhub logístico em Lisboa, com o apoio da Galp, que atua enquanto parceira do projeto.

David Correia, Head of Operations da Lowlow, explica que estes microhubs são “fulcrais para sustentar o quick-commerce e o e-commerce mais rápido. Estes hubs recebem várias mercadorias de vários fornecedores e, posteriormente, essas encomendas são entregues no destino final pela Lowlow”.

Bruno Galaio, Head of Strategy da empresa, explica que a parceria com a Galp surge por estes contarem com vários espaços de pequena dimensão que não estavam a ser inutilizados, e que resolvem vários dos problemas de última milha urbana que a distribuição sente, atuando como espaços dedicados a operações de cross-docking. Segundo adianta, esta será a grande aposta da empresa: “no norte da Europa, os microhubs são fulcrais para a logística de última milha, e queremos que também o sejam em Portugal. Nos próximos meses vamos reforçar esta aposta contribuindo para reduzir a pegada carbónica do last mile em Lisboa”.

Apesar de ser uma empresa recente, a Lowlow conta com mais de 40 trabalhadores e já faturou mais de 250.000 euros. O Head of Strategy garante que são movidos pela ambição de crescer e de ir além-fronteiras: “o nosso negócio é alimentado pelo e-commerce. As métricas Year-Over-Year (YoY) ou Month-Over-Month (MoM), do e-commerce espanhol apresentam sinais saudáveis de crescimento acima da média europeia. Estrategicamente, o nosso objetivo será chegar a Espanha no segundo semestre deste ano”.

A start-up tem como missão a descarbonização das entregas de última milha, tendo em cinco meses conseguido poupar mais de 400.000 kg de CO2 no centro urbano de Lisboa e do Porto, e nos próximos anos pretende continuar a inovar e ser uma empresa vanguardista da logística verde em Portugal. “Drones, veículos automáticos… as possibilidades são bastantes e cada vez mais eficientes. Estas metodologias estão no nosso radar e alinhadas com o conceito ecológico da empresa”, avança Rafael Fernandes, CEO da empresa.

Também ao nível dos desafios da descarbonização, o responsável conta que o lançamento deste primeiro microhub logístico é um passo importante para a empresa, e nota que “este é o nosso propósito, tornar a logística urbana mais sustentável, removendo a combustão da equação da última milha. Com a ajuda da Galp, estamos a acelerar este processo em Portugal”.