Desde o início da urbanização, a mobilidade foi considerada como um fator importante no desenvolvimento e progresso de uma região. Um planeamento correto e uma utilização racional dos transportes, traz vantagens quer para a economia local, quer para o aumento da qualidade de vida das pessoas e também para o meio ambiente. Cidadão com melhor qualidade de vida, leva a que seja cidadão mais produtivo no trabalho, com menos dias de baixa e com menos gastos ao nível da saúde.

Estudo recentes mostram que áreas reservadas apenas a peões ou ciclistas, têm um aumento de transações comerciais de quase 40%, o que poderá conduzir à diminuição do congestionamento rodoviário, bem como à melhoria do estímulo do comércio local e da qualidade ambiental.

Mobilidade inteligente é um conceito amplo que abrange uma série de soluções tecnológicas e estratégias para tornar a mobilidade mais eficiente, segura e sustentável. Uma abordagem integrada que combina tecnologias da informação, transporte e energia para, simultaneamente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e minimizar os impactos negativos no meio ambiente.

Na mobilidade inteligente há um grande foco na gestão do tráfego, desde a monotorização do mesmo, até ao planeamento de rotas e novas formas de sinalização inteligente.

Cada vez mais, nas grandes cidades que são particularmente mais congestionadas, estão a ser desenvolvidas novas tecnologias para mobilidade e até aplicações para o telemóvel de forma a integrar os transportes públicos, e partilha de carros. O planeamento inteligente do tráfico, a promoção do uso de transportes públicos, a melhoria da conectividade através de uma infraestrutura de comunicação, reduzindo as emissões de gases nocivos para o ambiente são metas que todos os municípios pretendem atingir.

As tecnologias de informação desempenham um papel crucial na mobilidade inteligente, fornecendo dados em tempo real e análises avançadas para ajudar a tomar decisões informadas sobre o transporte. Desta forma, os dados de tráfego podem ser usados para identificar pontos problemáticos e desenvolver soluções para melhorar a fluidez do tráfego.

A mobilidade inteligente implica também a integração dos diferentes modos de transporte, como autocarro, metro, bicicletas e carros, para oferecer soluções de transporte mais convenientes e eficientes para as pessoas. Assim, repensar a possibilidade de uso de sistemas de pagamento integrados, aplicações de transporte e plataformas de partilha de veículos são áreas que cada vez mais vão ser exploradas e aperfeiçoadas.

A mobilidade inteligente é uma área crucial para tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis. É a forma como as pessoas se deslocam pelo espaço urbano e afeta a vida diária de todos os habitantes. Em cidades inclusivas e sustentáveis, a mobilidade inteligente permite acessibilidade para todos, incluindo pessoas com necessidades especiais, e faz com que as pessoas se desloquem de forma eficiente, segura e sustentável. Além disso, ao tornar a vida mais fácil e conveniente para as pessoas, a mobilidade inteligente pode aumentar a satisfação e a qualidade de vida dos habitantes de uma cidade. Ao trabalharmos juntos para criar cidades acessíveis, inclusivas e sustentáveis, estamos a construir um futuro mais promissor para todos.

Ângela Silva & Helena Sofia Rodrigues | Docentes | Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo