O Têxtil Logística, evento organizado pela Supply Chain Magazine em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) acontece a 21 de março. Uma tarde para pôr na agenda dos profissionais do sector têxtil e de vestuário a logística e a gestão das cadeias de abastecimento como prioridade.

O local escolhido para receber mais uma edição da Têxtil Logística é o auditório do CITEVE, bem perto do coração da indústria têxtil nacional, em Vila Nova de Famalicão, este ano com o tema geral ‘Sustentabilidade, risco e performance’, este será o momento para descobrir como estão as empresas a equacionar essas variáveis sem comprometer os resultados e procurando responder às exigências atuais.

A abrir, Ana Paula Dinis, da ATP, traça uma radiografia da atual realidade do setor, olhando também para os desafios e múltiplas oportunidades que a logística coloca às empresas nacionais do setor têxtil.

Pedro Pinto de Barros, da PwC, vai focar-se num acrónimo incontornável e que está na agenda de todos: ESG (Environmental, Social and Governance) e o seu papel na cadeia de valor, tendo por base um estudo recentemente levado a cabo pela PwC.

Ao longo da tarde haverá também tempo para numa mesa redonda moderada por Rui Silva, consultor e co-fundador da Coplog abordar mais em detalhe com representantes de empresas nacionais o tema da conferência. Incerteza e risco continuam no horizonte e procuram-se respostas para muitas das perguntas que o passado recente desencadeou. A fábrica do mundo tem os dias contados? Tenderão as economias a desglobalizar e a apostar em cadeias de abastecimento mais curtas? E como se articula tudo isto com as pressões ambientais e necessidade de descarbonização, a par de um consumidor cada vez mais digitalizado, escrutinador, informado e preocupado em conhecer o ciclo de vida do que compra? Como estão as empresas a acautelar todas estas variáveis, sem comprometer os seus resultados, e a procurar responder às exigências atuais, é o desafio proposto para este encontro que tem o seu foco na logística têxtil, nas soluções e na capacidade de fazer acontecer das empresas portuguesas.

Na última década, esta indústria reestruturou-se, diferenciou a sua oferta, apostou na moda, no design, em tecnologia e serviços, acrescentando valor aos produtos e aos clientes, entrando assim numa fase em que a gestão eficiente dos processos logísticos e da gestão da cadeia de abastecimento têm um papel principal e é também esse o ponto de partida para a organização de mais um Têxtil Logística, especialmente pensado para Diretores de Logística, Diretores de supply chain, Responsáveis de Stocks e Aprovisionamentos, Diretores de Compras de matérias-primas, Responsáveis de Exportação, Responsáveis de Armazém e Responsáveis de Transporte.

Para mais informações e inscrições consulte o site oficial do evento aqui.