No passado dia 16 de fevereiro, a Tersado iniciou um novo tráfego de cereais no Porto de Setúbal, com a receção do navio GARNET, o primeiro do novo serviço regular deste terminal, que descarregou 33 mil toneladas de cereais.

“Para concretizar este novo tráfego, de grande interesse para o Porto, foi necessário trabalhar com vários parceiros logísticos cuja sinergia assegurou o sucesso desta operação”, explica o porto em comunicado.

Os cereais têm como destino o abastecimento do mercado nacional, com especial foco na zona centro do país, e um dos principais objetivos do Porto de Setúbal é conseguir chegar diretamente aos clientes finais e evitar custos logísticos com armazenagens intermédias.

O comunicado refere ainda que o concessionário dispõe de todos os meios necessários para este tipo de operações de descarga, sendo que este novo serviço vem na sequência de um investimento feito pela infraestrutura em dragagens, “que possibilitaram poder receber navios de maiores dimensões e calados”. Para além disso, aponta as acessibilidades rodoviárias “permitem ao porto contribuir de modo muito significativo para assegurar o abastecimento de cereais ao país”.