A Maersk e a MSC concordaram em pôr fim à aliança 2M. A partir de janeiro de 2025 chega ao fim o acordo que vigorava entre os dois gigantes dos mares.

Foi em 2015 que os dois principais armadores mundiais lançaram a sua colaboração, a aliança 2M. Entretanto, os mercados mudaram substancialmente e agora anuncia-se o fim.

Numa declaração conjunta das duas empresas Vincent Clerc, CEO da Maersk, e Søren Toft, CEO da MSC explicam que “a dissolução da aliança 2M abre o caminho para que ambas as empresas prossigam com as suas estratégias individuais. Apreciámos muito a parceria e esperamos uma colaboração forte e contínua durante o resto do período do acordo. Continuamos totalmente empenhados em prestar os serviços da aliança 2M aos clientes da MSC e da Maersk”.

Atualmente existem três grandes alianças no transporte marítimo de contentores: 2M (MSC e Maersk), Ocean Alliance (Cosco, CMA CGM, Evergreen e OOCL) e THE Alliance (Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming).

O caos logístico da pandemia levou as empresas a reorganizar as suas cadeias de abastecimento, diversificando o sourcing e a produção por mais países e as especulações circularam durante muito tempo sobre se a aliança 2M seria dissolvida ou alterada, para se alinhar com a realidade pós-pandémica dos mercados. As dúvidas dissiparam-se agora com esta tomada pública de posição.