A APCADEC apresentou pela primeira vez no dia 17 de janeiro, no Hotel Sheraton de Lisboa, um Código de Ética junto da comunidade de Compras em Portugal. 

A APCADEC tendo como objetivo trazer para a prática de Procurement em Portugal os mais elevados padrões comportamentais optou por promover a existência de um Código de Ética, o qual permitirá reforçar uma postura de profissionalismo e transparência, levando a uma diminuição dos riscos financeiros, operacionais e reputacionais das organizações.

João Correia Botelho, presidente da APCADEC, declarou que “este código de ética abrange princípios mais ou menos genéricos de várias organizações e pretende-se também que seja um documento orientador para os nossos associados, para os nossos parceiros, mas, também, para a comunidade de compras em geral”. Desta forma, o documento está em sintonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, documentos que são a base dos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

Para além destes, o documento conta ainda com um conjunto de diretrizes que pretendem estar subjacentes à atuação diária de um profissional de procurement como a questão do conflito de interesses, a aceitação de brindes e/ou ofertas, o suborno e corrupção, a confidencialidade e a transparência, assim como o profissionalismo.

Por fim, o diretor da APCADEC alerta que “apesar de haver muitas empresas em Portugal que já têm os seus próprios códigos de ética, aquilo que a APCADEC quis fazer com este código foi disseminar um conjunto de diretrizes que podem ser adotadas em qualquer empresa para cumprir estes critérios cada vez mais exigentes de transparência e de ética nos negócios”.