A Intralogística enfrenta muitos desafios. A boa notícia é que ela é especialmente boa a enfrentar desafios e sobretudo a resolvê-los. A mão-cheia de oradores e casos práticos que no dia 20 de janeiro vão estar em Guimarães, na conferência INTRALOGÍSTICA, evidenciam-no.

 

“Produtividade e eficiência na supply chain” e toda esta nova realidade que se vive nas cadeias de abastecimento é o ponto de partida para a conferência que a Supply Chain Magazine promove no dia 20 de janeiro, no Mit Penha, em Guimarães.

O dia vai ser para ver e ouvir falar de casos concretos e sobre o que está a mudar na logística interna das empresas, da produção à movimentação de mercadorias. 

No início da manhã, Maria do Sameiro Carvalho, Diretora de Departamento Produção e Sistemas da Universidade do Minho e Associate Director  da ALGORITMI Research Centre vai focar-se nas tendências e desenvolvimentos da Intrologística e nas respostas que se vão procurando para satisfazer aquilo que são as necessidades das empresas.

Os desafios na atualidade são, de facto, muitos, e os processos logísticos já não podem ser vistos individualmente e de forma isolada. Em vez disso, as empresas devem ter uma visão abrangente do fluxo de informação e de bens, devem também planear e gerir de uma forma abrangente em que inovar na cadeia de valor é fundamental. E é extamente de projetos de inovação que Manuel Silva, Senior Researcher  e António Ramos, do INESC- Technology and Science – Associate Laboratory e Filipe Ribeiro, Gestor de Projetos de Inovação da JPM Industry vêm falar à conferência. 

Rui Oliveira, IT Applications Manager Iberia da DS-Smith, Packaging Division; António Guedes, Business Consultant da CodeOne e Nuno Fernandes, Global Sales Manager da Neadvance Machine Vision vão falar sobre o caso prático da DS-Smith baseado em “RFID & Image processing (AI)”. 

A interligação inteligente de bens, processos, pessoas e locais foi sempre uma função fundamental da intralogística. O que a está a mudar e vai continuar a mudar é a tecnologia. 

Por isso, Miguel Barbosa, Diretor Geral da Seidor Portugal  e  Marco Rangel, Diretor Geral da Moving2u sobem ao palco para falar sobre “Ganhos de eficiência e agilidade dos processos logísticos na gestão das empresas”, revelando como é que a integração de uma solução avançada de gestão de armazém e logística com um ERP traz benefícios do ponto de vista de agilidade e transparência dos processos logísticos e análises de negócio.

Neste setor, o tempo e a precisão são fundamentais. Coordenar pessoas e movimentar materiais para um armazém ou centro de distribuição, ou imprimir documentos no próprio veículo para entregar diretamente no local, são situações diárias vividas por quem está no terreno. Na sua apresentação na nossa conferência, a Brother vai mostrar como pode ser gerida com sucesso esta realidade. João Beiramar Diniz, Product Specialist Labelling & Mobility vai estar em Guimarães para dar a conhecer “Soluções para os novos desafios do setor logístico”.

O facto é que a intralogística pode, efetivamente, produzir soluções inteligentes, integradas e eficientes, soluções que já podem e estão a ser utilizadas hoje, e cujo impacto vai muito para além da própria empresa. Nos últimos três anos, as exigências da cadeia de abastecimento mudaram significativamente e a decisão de investir numa solução de automatização tornou-se mais difícil. Se quer ser competitivo no futuro, tem de ser capaz de enfrentar mercados em rápida mutação e adaptar as suas infraestruturas em conformidade. 

Na apresentação O futuro da automação chama-se flexibilidade – uma solução simples para tempos voláteis”, Rainer Buchmann, CEO da stow Robotics GmbH vem falar sobre soluções revolucionárias, como o “e.scala”, evidenciando como é que estas soluções contribuem para a resiliência da sua cadeia de abastecimento.

Mas nada como desconstruir o puzzle e perceber, na prática, como tudo isto se articula. É esse o propósito da mesa redonda que vai juntar à conversa a moderadora Gisela Santos, Head of Consultancy Services in Industrial Engineering and management do INEGI  com Filipe Silva, Plant General Manager da Fischer Connectors, António Brasil, Executive Manager do Grupo Pinto Brasil, Bárbara Fraga, Supply Chain Director & Executive Committee Member  da Cerealis e Marco Filipe Castanheira, Iberia Logistics Manager  da PPG Industries.

No período da tarde, cabe a Leonel Monteiro, Customer Service Manager da Pinto Brasil o pontapé de saída ao partilhar com a audiência um case study sobre um projeto de integração desenvolvido em colaboração com a Komax AG, evidenciando de que forma possibilitaram a melhoria da operação intralogística, ao torná-los mais eficientes e produtivos.

Perante a necessidade das cadeias de abastecimento se tornarem mais resilientes, os clientes esperam uma “abordagem de solução” mais holística, em vez de um foco individual “na máquina”. É aqui que entra a abordagem do Ecossistema Körber. Vitor Alves, Portugal Sales Manager da Körber Supply Chain, vai estar na conferência INTRALOGÍSTICA e na sua intervenção poderá ficar a saber como é que a Korber age e colabora de perto com os clientes, para lhes oferecer soluções de valor acrescentado. Colaboração, criação, inovação e competição são as bases do Ecossistema digital europeu de fabricação que estão a construir.

O foco de Nuno Correia, Head of Sales North da Jungheinrich Portugal vai estar nos desafios da Supply Chain quando se fala de equipamentos de movimentação de carga, pelo que o orador vai abordar aqueles que são, na visão da empresa, os principais desafios da supply chain relativos ao setor e o papel muito importante do aprofundamento de parcerias como fator decisivo de sucesso.

Haverá também tempo para falar do papel das infra-estruturas e armazéns no mundo do e-commerce com o caso da Care to Beauty que Gisela Santos e Rui Ferreira, Responsável da Logística da Care to Beauty trazem.

Elo fundamental da cadeia de abastecimento, os operadores logísticos não podiam ficar fora desta equação. Por isso, Vítor Figueiredo, Chief Executive Officer da Logifrio, prestador de serviços logísticos ibérico que por via de aquisições tem estado a alargar a sua atuação e serviços na pensínsula vem partilhar com os profissionais presentes no Mit Penha a “Transformação digital de um operador Logístico em modo Build Up”.

E a fechar o dia vamos acompanhar Manuel Silva, Responsável de Engenharia de Processo da Simoldes Plásticos até ao chão de fábrica e ficar a conhecer o seu caso de digitalização. É que num mundo cada vez mais tecnológico, competitivo e acelerado, será também a eficiência do fluxo um KPI a ter em conta pela indústria transformadora ou de serviços, como fator de competitividade sempre associado à eficiência operacional. Como o próprio diz, “apenas com processos mais flexíveis, digitais, e associados à inteligência artificial será possível aumentar a velocidade das nossas decisões e operações”.

Aceite o desafio e veja no site da conferência como garantir ainda hoje o seu lugar.