EUA, México e Canadá planeiam colaborar em áreas como o mapeamento de minerais críticos e a avaliação de futuras necessidades de mão de obra. No total, são cinco as iniciativas conjuntas para melhorar a resiliência da supply chain, segundo anunciou a Casa Branca.

Os projetos incluem levantamentos geológicos para mapear reservas de minerais críticos, um workshop para avaliar futuras necessidades avançadas de mão-de-obra na produção, e fóruns para discutir oportunidades de investimento e melhoria em algumas cadeias de fornecimento, de acordo com uma nota da Casa Branca. Especificamente, os três países acordaram:

  1. Organizar um fórum trilateral sobre semicondutores no início de 2023 que inclua “altos representantes da indústria” e funcionários do gabinete dos três países para “adaptar as políticas governamentais” e aumentar o investimento no setor.
  2. Coordenar esforços para mapear a cadeia de abastecimento de semicondutores e identificar necessidades não satisfeitas na indústria, para que os três países possam identificar “oportunidades de investimento complementares”.
  3. Recolher detalhes sobre recursos minerais e reservas críticas, e organizar um workshop conjunto entre os Levantamentos Geológicos dos três países para partilhar dados e facilitar a cooperação.
  4. Criar o Projeto de Mobilidade de Estudantes da América do Norte em coordenação com o Canadá e o México.
  5. Convocar especialistas da indústria e do meio académico para “sessões de design” que identifiquem as competências necessárias para desenvolver a mão de obra da América do Norte durante os próximos cinco anos em setores-chave avançados de produção e logística, tais como semicondutores, tecnologias de informação e comunicação e bioprodução.

Este anúncio surgiu aquando do encontro dos líderes dos três países na Cidade do México, esta semana, para a 10.ª Cimeira de Líderes da América do Norte, uma série de reuniões bilaterais e trilaterais para ajudar a alinhar e discutir as prioridades da região.