Aumentar a transparência do processo de grupagem é o objetivo do “Terminal @ILO” (Advanced Indoor Location and Operations), uma versão totalmente digital, automática e em tempo real de um terminal, que inclui todas as encomendas, bens e processos.

A Dachser, em parceria com o Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics (IML), acaba de desenvolver um modelo inovador para tornar os processos de logística de grupagem mais eficientes. Conhecido como “Terminal @ILO” (Advanced Indoor Location and Operations), esta inovação é uma versão totalmente digital, automática e em tempo real de um terminal – um “digital twin”–, incluindo todas as mercadorias, equipamentos e processos. Este modelo permite agilizar os processos de entrada e saída e fornece informação continuamente atualizada sobre a localização de cada volume beneficiando não só os operadores logísticos e os motoristas, mas também os funcionários no planeamento e no serviço ao cliente.

O software @ILO – projeto de investigação desenvolvido em conjunto pelo Dachser Enterprise Lab e pelo Fraunhofer IML – é sustentado em algoritmos especiais com base em IA (Inteligência Artificial) que interpretam os dados que as unidades de digitalização ótica captam a cada segundo, utilizando-os para identificar e localizar automática e imediatamente todos os volumes sendo que, em breve, também irá medi-los. Desta forma, é possível criar uma imagem completa e sempre atualizada do terminal e dos seus processos – um “digital twin”. No futuro, espera-se que forneça dados em tempo real sobre cada envio paletizado na rede europeia de transporte da Dachser.

“A digitalização constante dos nossos principais processos permitir-nos-á melhorar ainda mais os nossos serviços”, explica Burkhard Eling, CEO da Dachser. E continua: “não nos estamos a concentrar apenas em tecnologias de ponta para que isso aconteça – também queremos trazer os nossos colaboradores para o mundo digital, tal como no terminal @ILO. Esta inovação oferece vantagens claras para o trabalho quotidiano no terminal e tem o potencial de ser um marco no caminho para tornar as nossas operações logísticas mais eficientes e sustentáveis”.

“O terminal @ILO irá elevar-nos a um novo patamar de visibilidade na cadeia de abastecimento”, afirma Stefan Hohm, CDO e membro do Conselho Executivo da Dachser. “Trabalhámos neste ‘digital twin’ com o Fraunhofer IML durante mais de quatro anos. Com muito conhecimento, ideias e, sobretudo, paixão, as equipas – que são constituídas por investigadores e peritos que trabalham no terreno – tornaram a ‘internet das coisas’ e a visão da logística 4.0 também uma realidade na logística de grupagem”, conclui.

 

Precisão no seguimento da carga

No terminal @ILO, as embalagens são identificadas automaticamente quando entram e saem, bem como durante a sua permanência e são registados no sistema de gestão de transportes. Isto elimina a leitura manual de códigos de barras e a etiquetagem adicional. Os códigos datamatrix bidimensionais no topo de cada caixa servem como identificadores e, juntamente com várias centenas de unidades de leitura ótica no teto das instalações que monitorizam todo o piso, fornecem a base tecnológica deste sistema.

Esta tecnologia permite, também, a localização – em tempo real e com uma precisão de um metro – de todas as paletes disponíveis nos armazéns, instalações que podem ter, muitas vezes, o tamanho de um campo de futebol. A localização da carga e a posição dos empilhadores podem ser visualizadas ao segundo e apresentadas em páginas web, aplicações ou displays móveis, juntamente com instruções para transporte interno, melhorando significativamente a transparência no armazém e acelerando os processos de localização da carga e carregamento de veículos.

Uma das novidades prende-se com a “ligação” entre os empilhadores e as embalagens. O sistema @ILA deteta automaticamente quando uma palete é colocada num empilhador e transmite a informação sobre cada volume aos colaboradores em tempo real. Esta é outra função que reduz os tempos de manipulação e pode reformular os processos no terminal.

 

Medição automática e constante de embalagens em desenvolvimento

Um outro destaque tecnológico do terminal @ILO está em desenvolvimento: a medição totalmente automática e constante de todas as embalagens. O sistema já é capaz de identificar as dimensões das caixas com grande precisão em operações-piloto, mas, quando o sistema estiver totalmente pronto para uso prático, os dados obtidos em cada embalagem poderão ser introduzidos em algoritmos inteligentes para, por exemplo, ajudar os condutores e os colaboradores do armazém no planeamento de cargas e rotas e, também, aumentar ainda mais a utilização da capacidade das caixas móveis, reboques e veículos de transporte local. O resultado significaria uma redução dos quilómetros de transporte e, por conseguinte, também uma redução das emissões.

“Os primeiros testes já demonstraram, de forma clara, as vantagens práticas do Terminal @ILO”, analisa Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser. “O sistema poupa aos nossos colaboradores tempo valioso e permite-lhes organizar processos no terminal de forma ainda mais eficiente, tornando o carregamento e a saída do armazém significativamente mais fácil para os condutores. Tudo isto tem o potencial de impulsionar a inovação na logística da grupagem.”

O @ILO faz parte do programa de pesquisa e desenvolvimento “Dachser Future Terminal”, ao abrigo do qual o operador logístico pretende implementar tecnologias e processos pioneiros nos seus mais de 300 terminais e armazéns na rede logística europeia nos próximos anos. O objetivo do operador logístico é desenvolver as suas próprias soluções inovadoras para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades apresentadas pela digitalização e pela sustentabilidade.

Esta inovação tecnológica já está a ser testada em condições reais nos terminais das filiais da Dachser em Unterschleißheim, perto de Munique, e Öhringen, perto de Heilbronn.