Para continuar a avançar no seu compromisso com a logística verde e reforçar a sustentabilidade, em Espanha a Mercadona está a realizar testes com reboques 100% elétricos na distribuição urbana. Um avanço pioneiro no seu processo de descarbonização do transporte até 2050, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Pacto Verde Europeu para as emissões neutras.

A Mercadona, em colaboração com os fornecedores logísticos Disfrimur e Acotral, tornou-se na primeira empresa do seu setor a realizar testes em Espanha com tratores 100% elétricos, o que representa um avanço pioneiro no seu processo de descarbonização do transporte até 2050, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Pacto Verde Europeu para as emissões neutras.

Mais concretamente, a empresa está a testar a eficiência dos tratores elétricos, depois de analisar os desafios apresentados pelas suas características, fundamentalmente a sua autonomia reduzida para uma logística que funciona 24 horas por dia e a escassa infraestrutura de recarga existente. Para o efeito, concebeu, com a ajuda dos seus fornecedores logísticos, as rotas mais adequadas para estes testes, que estão a ser realizados em Madrid em conjunto com a empresa de transportes Acotral, em Getafe (capacidade de recarga de 43 kW); e em Múrcia, neste caso a partir das instalações da Disfrimur, em San Isidro (projeto com a Iberdrola com potência até 180 kW). No total, de ambas as rotas, conseguiu abastecer eficazmente seis supermercados, um na Comunidade de Madrid e cinco na Região de Múrcia e Alicante.

Os veículos elétricos testados são reboques até 44 toneladas que, graças à sua tecnologia, têm um alcance de até 300 quilómetros, com uma capacidade de carga de 33 europaletes.