A Liscont, concessionária do terminal de contentores de Alcântara, detida pelo grupo Yilport, vai ter a primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos, promovida por um consórcio de vários armadores liderados pela ONE (Ocean Network Express) com sede em Singapura.

Em declarações ao Observador, Nuno David Silva, o diretor-geral regional da Yilport, empresa de capitais turcos que é proprietária da Liscont, declarou que a concessionária do terminal de contentores de Alcântara terá a primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos, em janeiro. O diretor-geral regional da Yilport avançou ainda que a escala regular transatlântica resulta de um acordo com um consórcio de vários armadores liderados pela ONE (Ocean Network Express) com sede em Singapura.

A primeira fase de um investimento de 124 milhões de euros para aplicar em obras de infraestrutura e substituição de equipamentos no terminal de Alcântara, cuja concessão foi prolongada, por acordo com o Estado, até 2038, já está a ser implantada. Este projeto possibilitará aumentar a capacidade de transporte de mercadorias de Alcântara, particularmente no que diz respeito à melhor eficiência da operação através da instalação de equipamentos que podem operar navios de maior dimensão.

Este investimento vai de igual forma permitir alavancar novas rotas transatlânticas para mercados que têm importantes relações comerciais com Portugal como os Estados Unidos, Brasil e Argentina. Ademais, este será um passo importante para a descarbonização do terminal de contentores com equipamentos movidos a eletricidade, em vez de combustíveis fósseis, uma vez que haverá mais área para acolher camiões dentro do espaço do terminal e uma melhor integração paisagística na cidade com a criação de espaços verdes.

A primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos transportará todo o tipo de carga contentorizada e será inicialmente mensal, sendo que o objetivo é passar a quinzenal e numa fase posterior exclusivamente semanal. O terminal de contentores da Liscont prevê terminar o ano com o transporte de 135 mil TEU.

Para além da Liscont, a Yilport controla ainda terminais de transporte de mercadorias em Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Santa Apolónia e Setúbal que adquiriu ao grupo Mota-Engil em 2015.