O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, deixa o Governo após uma nova polémica com a TAP, que envolveu a indemnização de 500 mil euros paga à ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis.

“Face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados em torno” do caso da TAP, Pedro Nuno Santos decidiu “assumir a responsabilidade política e apresentar a sua demissão”, já aceite pelo primeiro-ministro António Costa, lê-se num comunicado emitido pelo ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Alexandra Reis, que este mês foi escolhida para secretária de Estado do Tesouro, recebeu uma indemnização de meio milhão de euros por sair antecipadamente, em fevereiro, do cargo de administradora executiva da transportadora aérea, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos e, em junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV). Contudo, sobre esta nomeação, que foi da responsabilidade de Pedro Nuno Santos, nem uma palavra no comunicado agora emitido.

Nos primeiros meses do XXI Governo Constitucional em que esteve à frente do ministério das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos enfrentou duas greves de motoristas de transporte de mercadorias, a primeira das quais causaria problemas no abastecimento de combustíveis, e mais recentemente a greve de trabalhadores da TAP.

O ministro sai e em aberto ficam dois dossiês complexos e importantes para o setor: o novo aeroporto de Lisboa e o Plano Ferroviário Nacional, que está atualmente em consulta pública.

Fora do Executivo está também o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, que se demitiu ontem.