Esta Copa do Mundo foi uma verdadeira aula de Melhoria Contínua:

1 – Os Japoneses nos ensinaram como o respeito às pessoas é base para qualquer processo, o Técnico do Japão (Hajime Moriyasu) mostrou que este princípio vale para todos: Equipe, adversários e até os espectadores.

2 – Os Coreanos nos ensinaram como o processo de Learning Organization e o Growth Mindset são fundamentais para a Melhoria Contínua. Se desafiar e aprender a olhar os fracassos como parte de um processo de longo prazo.

3 – Alemanha, Espanha e Brasil mostraram que histórico e nome não sustentam resultados. O processo de viver o Gemba tem que ser contínuo e para TODOS.

4 – A Argentina mostrou como resiliência, problem solving e foco podem transformar uma equipe… do goleiro ao artilheiro.

5 – Messi e Mbappé mostraram que uma boa equipe precisa de um liderança forte, atuante nos momentos difíceis. Por outro lado, Luis Henrique, Tite e o próprio Mbappé ensinaram que devemos ter muito cuidado com as palavras, para não destruir grandes projetos.

E, por último verificamos, como a Constância de Propósito podem nos levar ao topo… Messi demorou 19 anos, 1003 jogos, 793 gols para ganhar uma Copa.

Em resumo, conseguimos ver os 4P’s (Philosophy of long term, Process, People and Problem Solving) da Toyota em um evento esportivo.

Murilo Souza, Master Black Belt |  Braskem Idesa