A Europneumaq tem novas instalações e o destaque vai para o seu centro de robótica que aumentará a produtividade industrial.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, foi há cerca de cinco anos que a empresa começou a investir na área da robótica convencional, colaborativa e móvel. Em declarações à Valor Magazine, Pedro Simões, sócio da Europneumaq, explicou que “a automatização é fundamental para o aumento da produtividade da indústria portuguesa e, mesmo no plano dos apoios europeus, o principal objetivo da atribuição de um apoio é o aumento da produtividade da empresa. Daí a criação deste Centro de Robótica, que comporta vários tipos de robôs – convencional, colaborativo e móvel – de forma a podermos passar confiança aos clientes”.

Numa perspetiva de parceria, o centro robótico estará interligado com o Centro de Formação que servirá a FEUP, a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra, possibilitando aos estudantes “recorrer a este Centro de Robótica para testar, eles próprios, uma aplicação de automatização, por exemplo. Os nossos clientes integradores – que consideramos parceiros – também poderão usar o nosso Centro para se exercitar, fazer provas de conceito e se formarem, para que consigam fornecer a melhor solução à indústria, ao cliente final”, referiu o responsável. Atualmente, a Europneumaq está a colaborar a empresa Kawasaki, que atua na área da robótica e a Doosan Robotics, empresa coreana de máquinas CNC e caterpillars, com o objetivo de oferecer ao mercado soluções robustas.

Na mesma publicação, Miguel Costa, também sócio da Europneumaq, falou sobre o projeto de I&D com a PSA-Stellantis, que conta com a participação do ISEC de Coimbra e que faz parte da Segunda Agenda Mobilizadora. “Este projeto assenta em demonstradores reais de soluções na área da montagem. Ou seja, o que fazemos é adequar os recursos (robôs) ao aumento da produtividade e à simultânea retirada de recursos humanos dos processos de montagem, embalamento e outros processos repetitivos que as máquinas devem fazer”. Desta forma, a Agenda Mobilizadora interage com dois tipos de tecnologia: a aplicação de robótica aos processos, e a consequente substituição de pessoas por máquinas, enquanto que, ao mesmo tempo, é realizado todo o processo de gestão de frota dos AGV. “Até agora, a PSA-Stellantis está satisfeita. Isto é uma afirmação para nós, também, na medida em que prova a qualidade que podemos fornecer à indústria”, acrescentou.

Fazendo um ponto de situação sobre a introdução deste tipo de soluções nas empresas, Miguel Costa revelou à mesma fonte que “já temos pequenas empresas que têm investido em automatização. Apesar de serem pequenas empresas, e muitas bastante recentes, começam a pensar de outra forma. As novas gerações acreditam na robotização”.

A inauguração do Centro Robótico contou com a presença de vários parceiros, entre integradores e instituições académicas, do Secretário de Estado da Economia, João Neves, e do Presidente do INOVGAIA, António Miguel Castro.

Foto: Valor Magazine