O Banco Europeu de Investimentos (BEI) vai financiar a multinacional espanhola GAM com 35 milhões de euros, para a eletrificação da sua frota de aluguer e desenvolvimento de soluções de last mile, através da sua filial Inquieto. Este financiamento também irá apoiar a digitalização e evolução da Kirleo, apoiando a formação e desenvolvimento das competências digitais da empresa.

O valor atribuído pelo BEI tem o apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), e a GAM revela que através deste investimento irá reforçar a aposta em novos equipamentos com uma alta eficiência energética, e veículos elétricos de última geração, substituindo unidades anteriores de maior pegada ambiental. “Uma frota mais atual, inovadora e elétrica permitirá a minimização das emissões de CO2, em que a empresa está a trabalhar há vários anos”, explica a empresa em comunicado.

Para a subsidiária Inquieto, empresa de veículos elétricos para a distribuição de last mile, o investimento servirá para ampliar a atual frota, permitindo “um modelo urbano sustentável”.

“O projeto também se destaca pelo seu fomento da economia circular, incentivando o uso de ativos de última geração em regime de aluguer. Com estes investimentos, a GAM poderá aumentar a disponibilidade da sua frota e conseguir uma maior taxa de utilização média dos equipamentos de aluguer”, aponta a empresa.

No caso da escola digital de ofícios, Kirleo, esta irá reforçar a oferta de formação profissional não regulada, através de ferramentas inovadoras para os alunos poderem ter a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos, e “este ‘re-skilling’ e ‘up-skilling’ dos seus alunos melhorará o seu rendimento e permitir-lhes-á alcançar conhecimento técnico altamente solicitado no mercado. A potenciação do conhecimento não só permitirá que a GAM retenha e atraia talento, mas também elevará a sua competitividade”.

A empresa aponta ainda que o investimento irá ainda afetar outras áreas estratégicas da GAM, digitalizar os processos e aumentar a competitividade no setor.

Para Antonio Trelles, CFO da GAM, “este empréstimo representa um melhoramento na diversificação das nossas fontes de financiamento, e ajudar-nos-á a acelerar os nossos planos de redução ao máximo das emissões de CO2 da GAM, uma das nossas prioridades estratégicas. Agradecemos muitíssimo a confiança do BEI para podermos impulsionar a nossa estratégia de digitalização e, claro está, o nosso compromisso para com a sustentabilidade, para com a sociedade”.

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, apontou que “temos muito prazer em assinar esta primeira operação do BEI com a GAM. Este empréstimo contribuirá para a transição energética através do desenvolvimento de uma economia circular descarbonizada. Com o apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), contribuímos para a aceleração do financiamento da substituição de equipamentos com motores elétricos e de baixas emissões de carbono, pelo que não só impulsionamos a mobilidade sustentável na Espanha, mas também facilitamos a digitalização do setor e ajudamos a criar empregos”.